POR DANIELA BARCELOS – Ninguém conhece o mais o seu corpo como você mesmo. As reações, sinais, alertas, etc.
Quando expomos o nosso corpo a esforços, ele sempre mostrará características que não visualizamos quando estamos em uma zona de conforto.
E nos treinos de corrida, o corpo pode demonstrar sinais normais, que são as reações fisiológicas de um exercício e também mostrar aspectos mais individuais, que podem ser físicos ou mentais.
Quando você faz um treino e depois precisa descrever para o seu treinador como foi, além do tempo, da distância, ou seja, dos aspectos matemáticos da corrida, é importante que também informe os aspectos mentais e sensações que ocorreram na sessão de treino.
Com a junção destes dados o seu treinador poderá entender melhor como você se sente e reage a cada estímulo e intensidade. E com isso poder direcionar ainda melhor os seus treinos.
É importante pois o resultado de um treino nem sempre está apenas relacionado com a parte física, pode ter relação com coisas internas e externas, como o clima, com o local do treino, horário e rotina. Estas informações complementares auxiliam os treinados a adequar melhor a distribuição de seus treinos durante a semana, para que os mesmos se encaixem da melhor forma.
Mesmo com este cuidado, ainda podem ocorrer situações que atrapalhem o rendimento. Mas ter isso em mente auxilia a controlar melhor os aspectos externos para que os mesmos estejam mais alinhados com os aspectos internos.
Quanto mais detalhes, mais sua corrida poderá ajudar nas corridas seguintes.
Bons treinos!