Boa postura na corrida ajuda a evitar lesões

POR ANDRÉ NOGUEIRA FERRAZ – Com o aumento do número de pessoas que correm, houve também o crescimento do percentual de atletas que se lesionam. Isso ocorre por conta da falta de orientação para praticar o esporte. Algumas pessoas acham que basta calçar o tênis e ir para a rua correr que está tudo certo. Aí está o perigo.

A corrida é uma modalidade que exige muito do nosso corpo, pois a sobrecarga nas articulações é intensa. Dependendo da velocidade em que você corre, o impacto chega a ser de duas, três, até quatro vezes o peso do corpo – o que pode prejudicar seus músculos e tendões.

Uma das formas de reduzir essa sobrecarga e evitar lesões é manter a boa postura ao treinar. E isso não é tão simples sem a correta orientação. Diversos atletas acham que boa postura significa correr com o tronco bem ereto e os braços alinhados ao corpo. Está errado. Alguns estudos recentes mostram que, para aliviar o impacto nos joelhos e aumentar a performance, você deve correr com o tronco projetado para a frente.

Ao inclinar levemente o tronco, você desloca o centro de equilíbrio para trás, fazendo com que os músculos dos glúteos fiquem mais ativos. Assim, é possível reduzir o desgaste articular e aumentar a distância percorrida com segurança.

 Práticas que facilitam a boa postura na corrida:

1 – Em pé, com uma faixa elástica ao redor dos joelhos, deixe apenas um pé apoiado no chão. Abra levemente a perna que está no ar para tencionar o elástico. Volte. Faça 3 séries de 30 seg, com intervalo de 30 seg entre elas.

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2 – Em pé, com uma faixa elástica ao redor dos joelhos, abra as pernas para tencionar o elástico. Flexione os joelhos e faça um meio agachamento. Retorne. Realize 3 séries de 30 seg, com intervalo de 30 seg entre elas.

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