Como prevenir as lesões nos pés de corredores?

POR ANDRÉ NOGUEIRA – Cada vez mais o número de adeptos à corridas vem crescendo nas academiaslesoes pe ruas e parques. A grande aclamação por uma vida saudável e de bons hábitos vem tomando conta da população em um modo geral, o que é muito bom.

A corrida talvez por ser um esporte teoricamente simples de ser praticado é uma modalidade que ganhou muitos praticantes nos últimos anos, e com isso, o interesse por se preparar melhor e prevenir lesões também cresceu.

Falamos muitos de lesões em coluna e joelhos dos corredores, mas muitas vezes esquecemos que nossos pés sofrem muita sobrecarga durante a atividade, e que se não cuidarmos dele com carinho, podemos sofrer com eles mais na frente.

As lesões mais comuns nos pés de corredores são as famosas fasceítes plantar, uma inflamação na sola do pé que tem como principal sintoma dor na primeira pisada ao amanhecer e que persiste durante o dia. Acontece um enrijecimento da fáscia plantar levando ao quadro de dor perto do calcanhar. O tratamento é basicamente repouso e fisioterapia para relaxar e fortalecer os pés. Uma dica interessante para quem começou a sentir esses sintomas é utilizar uma garrafinha com água congelada para massagear a sola do pé.

E a segunda lesão muito comum para os corredores são as metatarsalgias, inflamação dos ossos que formam os dedos. O tratamento também se faz com repouso e fisioterapia para melhorar a sobrecarga nos pés. Em geral esses problemas, se tratados de forma precoce, melhoram aproximadamente em 30 dias.

Como prevenir então o aparecimento dessas lesões?

 

Segue a dica de três exercícios para realizar antes da corrida, que podem auxiliar na diminuição dessas dores nos pés.

20151009_1901571-) Agachamento Isométrico com Faixa elástica para ativar a musculatura dos quadris e tirar a sobrecarga dos pés. 3x de 1 minuto.

 

 

 

 

 

20151009_1903112-) Surfista – Excelente exercício para ativar a musculatura dos quadris e trabalhar o equilíbrio antes da corrida. 3x de 30 segundos para cada lado

 

 

 

 

 

 

 

20151009_1922233-) Equilíbrio com elástico no hálux (dedão do pé). 3x 30 segundos para cada lado.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *