Dor Na Canela Do Corredor: Conheça Um Pouco Mais Sobre A “Canelite”

POR ANDRÉ NOGUEIRA FERRAZ – Muitos corredores começam a sentir dores na perna durante corridas de longas distâncias e, na maioria das vezes, não sabem o porquê desta dor e nem como tratá-la. A dor torna-se constante, fazendo com que o atleta reduza a distância percorrida nos treinamentos, o que não surte muito efeito.

Então, o que seria esta dor na canela sentida por esses corredores, que por mais que reduzam o tempo e a distância percorrida só aumenta?

Podemos popularmente chamar de canelite ou, cientificamente, de Síndrome do Stress do Compartimento Medial da Tíbia, que nada mais é do que uma inflamação na camada que reveste o osso, que, se não tratada logo e adequadamente, pode evoluir para uma fratura por stress (trincar o osso) ou até mesmo para uma fratura do osso da perna.

O diagnóstico pode ser clínico, porém exames de imagem são importantes para saber o tamanho da lesão. O tratamento sempre é conservador, com repouso e muita fisioterapia para tratar a inflamação e, posteriormente, fortalecimento muscular para aliviar a sobrecarga na região e assim recuperar 100% o corredor e prevenir novos episódios. Sendo o fortalecimento da região dos músculos glúteos o principal para aliviar essa sobrecarga.

O tempo médio para o retorno à atividade é em torno de 4 a 6 semanas de tratamento e em casos graves pode levar até quatro meses para o retorno completo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *