É importante anotar os dados dos treinos realizados?

paper-606649_1280POR DANIELA BARCELOS – Nossa memória possui uma capacidade enorme de guardar informações. Lembramos de acontecimentos recentes e não recentes com facilidade. Mas com o tempo, as informações vão perdendo partes e assim podemos perder dados importantes.

Assim também é para os treinos de corrida. Registrar as variáveis do treino como tempo total, distância, número de repetições, tempo de pausa em caso de treinos intervalados, tipo de terreno e suas sensações, tem a sua importância.

É uma forma de controlar e organizar os seus treinos. Pois se o seu objetivo é evoluir neste esporte, é preciso saber como foram os treinos realizados no passado.

Com estas anotações é possível realizar comparações de tempos de provas, rendimentos anteriores, métodos de treinos utilizados.

Um treinador de corrida precisa fazer isso para seus atletas. Porque apenas controla-se algo quando existem informações que possibilitem isso.

E hoje em dia não há desculpa para não fazer isso. Existem plataformas online que permitem estes registros, de forma interativa e clara.

Se você apenas treina e não faz o registro, pare para pensar nas informações importantíssimas que estão sendo perdidas com o tempo. Vale muito a pena começar!

Bons treinos!

Daniela Barcelos tem 15 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física e com pós-gradução em Fisiologia do Exercício, Dani fundou este ano a assessoria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *