Mas, e o repouso?

POR DARLAN SOUZA – Um dos maiores erros de quem pratica regularmente exercícios físicos, a corrida de rua em especial, é a falta de repouso adequado.

Para as pessoas sedentárias que ainda não adotaram um estilo de vida ativo, é natural dormirem um pouco mais nos finais de semana, e durante a semana estarem mais descansados fisicamente que nós, que nos mantemos semanalmente em treinamento físico regular.

Neste aspecto, vale ressaltar que quando treinamos mais, o repouso é proporcional, ou seja. Se você treina muito, precisa repousar mais que alguém que treina pouco, pelo fato de que suas estruturas (músculo esquelética), estarão mais desgastadas e precisam se regenerar melhor e de maneira ampla.

Por exemplo, durante a corrida nossos discos intervertebrais gelatinosos (aqueles mesmo da hérnia de disco), tendem a ficar mais achatados e desidratados pós uma longa sessão de treinos.

Ao correr, estamos gerando um impacto natural nesta estrutura e ele vai absorvendo e reduzindo o impacto direto nos nossos ossos e articulações. É a função dele.

Um repouso insuficiente (com poucas horas de sono e sem a correta alimentação e hidratação), pré dispõe ele a não retornar ao seu tamanho normal, mais hidratado e mais flexível o que impede de exercer sua função e pode acarretar uma hernia discal (que é o estravasamento do disco perdendo sua capacidade de absorção e pinçando o nervos, gerando uma dor e um grande desconforto).

Então a dica é:
– Nos finais de semanas de treinos longos e provas, durma mais já desde quinta-feira, se possível, para compensar.
– Evite treinar muito tarde para poder dormir melhor.
– Realize 10’ a 30’ de uma pausa para um sono à tarde (pode ser até no estacionamento no carro).
– Realize uma leitura leve, na cama, para facilitar seu sono.
– Beba muita água, sucos e chás durante o dia.
– Busque deitar cedo e dormir mais do que 6h por dia.
– Faça da sua refeição, além de um prazer, um combustível para te fazer treinar bem e se regenerar melhor ainda.

E tenham todos um excelente mês de abril. Feliz Páscoa.

Seguimos #EMTREINAMENTO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *