Nova colunista dá dicas de nutrição esportiva
POR CAMILA GOMES (*) – A alimentação para quem pratica corrida de rua ou outros esportes é tão importante quanto os treinos. Seguem dicas fundamentais para aqueles que iniciar na corrida ou que já a praticam.
Quais os erros mais comuns na alimentação das pessoas que começam a correr para perder peso?
– Diminuir significativamente o consumo de carboidratos na dieta.
– Comer pouco carboidrato, pode prejudicar o rendimento e perder massa magra ao invés de gordura.
– O carboidrato é a principal fonte de energia para os praticantes de atividade física e quando este se esgota, nosso corpo vai em busca de outras fontes. A primeira é a massa muscular, aí, ao invés de perder gordura, acaba perdendo a massa magra, o que pode deixar o metabolismo lento.
– O ideal é comer com moderação equilibrando a dieta e é importante não esquecer de incluir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e verduras com grandes concentrações de vitaminas A,C ou E, assim como o betacaroteno, minerais, como o selênio e o zinco, e aminoácidos, como cisteína, pois na corrida liberamos radicais livres.
Correr em jejum realmente emagrece?
Se o treino for de baixa a moderada intensidade, e não mais que 30 minutos, essa estratégia pode favorecer o emagrecimento.
A quantidade de gordura perdida no treino leve/moderado em jejum é maior.
Essa estratégia não é muito indicada, podendo desacelerar o metabolismo basal. No caso de treinos mais intensos, você precisa de energia mais rápida, que é em forma de glicose, vinda do carboidrato. Sendo assim, a qualidade do treino será prejudicada com sensação de cansaço e fadiga muscular muito mais rápido de que se tivesse feita uma alimentação pré treino adequada.
Comer pouco ou exagerar após o treino também é um problema?
Uma alimentação inadequada antes e depois dos treinos pode prejudicar sua saúde, além de você ficar mais cansado e exausto durante o treino. Logo após você precisa repor seu glicogênio muscular em até uma hora, sendo a recomendação de 20gr de carboidrato por hora treino e no pós treino de 4gr de carboidratos para 1 gr de proteína.
Procure sempre um profissional, antes de iniciar uma dieta por conta.
Lembre-se sempre do equilíbrio.
(*) CAMILA GOMES é Graduada em Nutrição pela Universidade Paulista, Especialista em Bioquímica e Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela UNICAMP – Laboratório de Bioquímica do Exercício – LABEX. É nutricionista P&D da New Millen Suplementos e atua na área Clínica Desportiva, além de ser corredora amadora.