O quanto conhecemos sobre nossa alimentação?

POR PAOLA NUNES – Há forte relação entre nutrição e exercício físico. A alimentação adequada é determinante na manutenção da saúde além de contribuir para o bom desempenho atlético, retardar a fadiga e reduzir a perda de massa muscular.
Entretanto, o reconhecimento atual sobre a necessidade de mudanças nos hábitos de vida, demostrada pelo aumento da procura pela prática de exercício físico, ocorre menos expressiva em relação às mudanças nos hábitos alimentares. Aparentemente a associação entre conhecimento nutricional e escolhas alimentares não é tão clara quanto parece, sendo que alguns estudos científicos observaram correlações muito fracas entre o conhecimento e o hábito. A Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, afirma que esta situação decorre da falta de conhecimento do que seria uma alimentação balanceada e de qualidade.
Por isso, nossa proposta hoje é que você avalie o seu conhecimento sobre nutrição a partir de 12 perguntas.

ESCALA DE CONHECIMENTO NUTRICIONAL

A cada resposta assinalada corretamente soma-se 1 ponto.
Quem obtiver entre 0-6 apresenta baixo conhecimento nutricional, entre 6 e 10 representa moderado conhecimento nutricional e acima de 10 indica alto conhecimento nutricional.
Vamos lá!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *