Qual é a melhor estratégia para uma prova?

 

jogging-1430802-1279x850POR DANIELA BARCELOS – Escolher e treinar a estratégia de prova previamente é muito importante, pois ela serve de guia ao corredor neste dia tão importante e que envolve diversas sensações.

Existem 3 formas de realizar uma prova: com o split negativo, split positivo ou split neutro.

O split negativo consiste em iniciar em um ritmo mais lento do que o ritmo alvo. É mais seguro e não faz o corredor ter o risco de não suportar determinada velocidade.

As melhores marcas, os recordes mundiais, foram alcançados em sua maior parte com a estratégia do split negativo, na qual a 2ª metade da prova é mais rápida do que a primeira.

O split positivo é o oposto do negativo, sendo a 2ª metade da prova é mais lenta do que a primeira.

Corredores geralmente realizam o split positivo. E é comum, porque o corredor se sente descansado e forte no início, e corre mais rápido do que o ritmo desejado, e assim é obrigado a reduzir a velocidade para se manter na prova.

Também há o split neutro no qual a velocidade é constante durante todo o percurso.

Cada corredor encontrará a estratégia que melhor se adapta as suas sensações. Todas possibilitam realizar ótimos rendimentos.

Converse sempre com o seu treinador e defina a melhor para você!

 

Daniela Barcelos tem 15 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física e com pós-gradução em Fisiologia do Exercício, Dani fundou este ano a assessoria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *