Saibam Quais São Os Músculos Chaves Para a Corrida

A seta demonstra o correto alinhamento da pelve. Os glúteos são responsáveis por proporcionar esse alinhamento.

A seta demonstra o correto alinhamento da pelve. Os glúteos são responsáveis por proporcionar esse alinhamento.

POR ANDRÉ NOGUEIRA – Normalmente imaginamos que para correr, basta apenas fortalecer os músculos da perna, como a parte anterior, posterior e interna da coxa e a panturrilha. Porém, poucos sabem que os músculos do glúteo são fundamentais para a estabilidade dos membros inferiores, e grande responsável por equilibrar as sobrecargas recebidas pelo corpo decorrente do impacto da corrida.

Vemos que nas academias, existem algumas opções para fortalecer essa musculatura, contudo, as pessoas são pouco orientadas da real importância de fortalecer esse grupo muscular para prevenir e melhorar o desempenho na corrida.

Simples exercícios como o agachamento com as duas pernas, ou o agachamento com uma perna só ativam muito o glúteo. Basta o indivíduo projetar levemente o tronco para frente.

Agachamento Bipodal

Agachamento Bipodal

 

Agachamento Unipodal

Agachamento Unipodal

Durante a corrida, uma boa estratégia para ativar a musculatura do glúteo é inclinar o tronco para frente. Pequenas estratégias como essa, podem mudar para melhor o resultado na corrida.

Tronco Projetado para Frente

Tronco Projetado para Frente

 

Uma dica interessante para a preparação de treinos e provas seria aquecer cerca de 10 minutos com uma corrida leve. Após, realizar 3 séries de 15 dos agachamentos demonstrados acima. Após isso, entrar no ritmo da corrida.

Boa Corrida!!!

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