Sua corrida é consciente?

POR DANIELA BARCELOS – Sabemos que a modalidade corrida está na moda, e correr qualquer um pode, certo?

Nem sempre a resposta desta pergunta será sim, pois dependerá muito de cada pessoa.

Muitos fatores influenciam o início da prática e sua continuidade. Um que considero primordial e importante é se a pessoa gosta da modalidade corrida.

Esta é a primeira pergunta que ela deve responder. A atividade precisa ser prazerosa para que assim o praticante possa suportar os passos para alcançar seu objetivo pessoal neste esporte.

A segunda pergunta é: vou respeitar as etapas?

Atualmente percebemos o quanto muitos não fazem isso, e precocemente, interrompem a atividade por algo que ocorreu pelo não respeito ao tempo que o organismo necessita para as adaptações. Avançar etapas prejudica a continuidade e consequentemente os ganhos que são conquistados somente com um tempo acumulado de prática. E este tempo varia de pessoa para pessoa.

Uma terceira questão seria: estou preparado para o estímulo gerado pela corrida?

Dependendo do estilo de vida que a pessoa leva, será importante inserir atividades que servirão de base para que tenha sucesso ao ingressar na prática da corrida. Muitos estão por anos sedentários, e desta forma, iniciar com atividades como caminhada e fortalecimento, poderá facilitar o seu ingresso no esporte que exige um maior custo energético.

Uma quarta e importante questão é: qual o seu objetivo na corrida?

Sempre friso este aspecto, pois este servirá de guia para a organização da atividade e definição de metas próximas e futuras. Isso também auxilia a não pular etapas, pois se não há um objetivo, a tendência é seguir modas e realizar desafios aos quais ainda não estará preparado adequadamente.

Parecem aspectos simples a serem abordados, mas a não resposta a eles pode gerar frustações a iniciantes ou até mesmo aos que tem anos de prática.

Responda a você mesmo estes questionamentos e caso algum deles não tiver resposta, reflita sobre a importância de saber. Isso te guiará diariamente e promoverá uma corrida mais consciente e realista.

Bons treinos!

One Response
  1. Claudia Gump 2 meses ago

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *