Treinamento: a corrida e alguns de seus diversos aspectos

  • A evolução na corrida pode ser verificada de várias formas. O pace é apenas uma delas.

POR DANIELA BARCELOS – Na prática da corrida, temos muitas formas de verificar a nossa melhora, a nossa evolução. E uma variável mais fácil de perceber esta evolução é o tempo que você demora para completar uma determinada distância, ou seja, a palavra estrangeira que tanto ouvimos dos corredores: pace.

Quando o corredor é iniciante e mantém uma boa regularidade e constância nos treinos, em pouco tempo percebe-se uma melhora no pace ou ritmo de corrida. Isso porque o corpo sofre diversas adaptações com os estímulos dados, e como tudo é novo, o corpo responde bem e ocorre uma melhora praticamente súbita e diária.

Com o tempo, o corredor vai ficando mais experiente, e seu corpo cada vez exige maiores estímulos para mostrar respostas de adaptação, e estas adaptações, demoram mais para serem percebidas, não sendo mais como no início.

Porém, se olharmos somente para este aspecto, deixamos de perceber inúmeros benefícios que os anos de prática promovem, e que isso vai muito além do pace da corrida.

Ter metas pessoais ajudam muito, fazem o corredor progredir, mas não se deve deixar nunca apenas um parâmetro dominar o seu objetivo principal.

Outro aspecto importante é nunca se comparar com outras pessoas, você pode e deve tê-las como um aspecto motivacional, de um dia fazer algo parecido, mas nunca se compare, isso só gera frustação e pode te distanciar dos benefícios. E sabemos que muito do que vemos na internet nem sempre é real, por isso sempre coloque o foco no que você está fazendo e nos passos que está dando para frente.

A corrida é um esporte que abraça a todos, e ela te deixa fazer parte independente da sua performance, ela é um movimento natural e se praticada com consciência e prazer, nunca irá te prejudicar ou te machucar. Ela deve ser sinônimo de longevidade!

Bons treinos!

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