Cidade de João do Pulo tem projeto para pista sintética

Pindamonhangaba quer transformar a pista de carvão do Centro Esportivo e assim incrementar ainda mais o bom trabalho que vem fazendo com o esporte e que já rendeu, em 2021, o título do Brasileiro Sub-23 e colocou atletas nas seleções olímpica e do Mundial Sub-20.

Créditos / Veja

A cidade de Pindamonhangaba, que revelou João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, para o mundo se destacou na temporada de 2021 por seus bons resultados no atletismo, fruto da política para o esporte da cidade. Pindamonhangaba, representada pela equipe ASPMP, ficou com o título do Campeonato Brasileiro Sub-23 pela primeira vez, teve atletas nas seleções brasileiras olímpica, em três Sul-Americanos e no Mundial Sub-20. Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), fez uma visita ao prefeito Dr. Isael Domingues, na última semana (7/1).

Por meio do FAEP, o Fundo de Apoio ao Esporte, o projeto da cidade reuniu em 2021 130 atletas, 80 crianças, na iniciação e em todas as categorias até o adulto.

A agenda da CBAt com o prefeito foi muito positiva. A cidade tem uma pista de carvão, mas que pode ser transformada em sintética. “A CBAt apoia a proposta e vamos fazer gestões em Brasília, juntamente com a Prefeitura e os deputados estaduais que representam Pindamonhangaba”, disse Wlamir.

Também esteve presente no encontro a atleta olímpica dos 100 m com barreiras Keteley Batista, que disputou os Jogos de Tóquio, foi campeã brasileira e sul-americana, e o treinador Luís Gustavo Fonseca Consolino. “Eu fui agradecer a Prefeitura pelos investimentos que vem fazendo no atletismo e que já estão dando retorno. Conheci também o Centro Esportivo João do Pulo, uma estrutura fantástica. A Prefeitura também está investindo em Bolsa Atleta, contratação de treinadores, aquisição de equipamentos e é uma equipe que vai crescer”, comentou Wlamir, que se encontrou também, após o evento, com o professor Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão, que foi treinador do João do Pulo, na cidade de Guaratinguetá.

A cidade também vai ganhar uma nova estátua de João do Pulo, produzida pelo artista Hugo Lukas e instalada na rotatória que já tem o nome do ídolo do salto triplo, na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso. A inauguração será dia 15 de janeiro, às 19 horas. A estátua, feita em fibra de vidro e com estrutura metálica, tem 8 metros de altura. A antiga imagem, produzida pelo artista Sidney Lizardo, Lizar, ficará no Centro Esportivo João do Pulo.

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, ganhou duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos, três títulos da Copa do Mundo de Atletismo e foi tetracampeão pan-americano, no salto triplo. Foi recordista mundial, com 17,89 m, obtido no Pan da Cidade do México-1975. Sobreviveu a um grave acidente de carro na rodovia Anhanguera, em 1981, mas precisou ter a perna direita amputada. Retomou a vida com uma prótese, foi eleito duas vezes deputado estadual por São Paulo (1986 e 1990). Morreu em 1999, aos 45 anos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *