Qual é a melhor estratégia para uma prova?
POR DANIELA BARCELOS – Escolher e treinar a estratégia de prova previamente é muito importante, pois ela serve de guia ao corredor neste dia tão importante e que envolve diversas sensações.
Existem 3 formas de realizar uma prova: com o split negativo, split positivo ou split neutro.
O split negativo consiste em iniciar em um ritmo mais lento do que o ritmo alvo. É mais seguro e não faz o corredor ter o risco de não suportar determinada velocidade.
As melhores marcas, os recordes mundiais, foram alcançados em sua maior parte com a estratégia do split negativo, na qual a 2ª metade da prova é mais rápida do que a primeira.
O split positivo é o oposto do negativo, sendo a 2ª metade da prova é mais lenta do que a primeira.
Corredores geralmente realizam o split positivo. E é comum, porque o corredor se sente descansado e forte no início, e corre mais rápido do que o ritmo desejado, e assim é obrigado a reduzir a velocidade para se manter na prova.
Também há o split neutro no qual a velocidade é constante durante todo o percurso.
Cada corredor encontrará a estratégia que melhor se adapta as suas sensações. Todas possibilitam realizar ótimos rendimentos.
Converse sempre com o seu treinador e defina a melhor para você!
Daniela Barcelos tem 15 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física e com pós-gradução em Fisiologia do Exercício, Dani fundou este ano a assessoria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.