Qual o real objetivo do treino intervalado?

POR DANIELA BARCELOS – Você já parou para pensar qual é o objetivo principal do treino intervalado? 

Essa é uma questão que parece simples para os corredores, mas muitos não executam o treino intervalado de forma correta.

O treino intervalado propõe ao corredor se expor a uma velocidade alta que ele não conseguiria executar por muito tempo de forma contínua. É o treino que dá a oportunidade de realizar um trabalho de força e potência, utilizando por predominância a via anaeróbia.

É um treino tão intenso que não permite colocar muitas repetições, pois se realizado em alta velocidade, o corredor não consegue se expor a altos volumes. 

E isso não é necessário, pois com o passar das repetições, o cansaço vai aumentando, devido ao acúmulo de H+ (hidrogênio) no sangue, que gera acidez muscular e se o treino ficar mais longo do que realmente necessita, faz o corredor correr o risco de se estafar sem necessidade, não atingir o objetivo do treino e prejudicar os treinos que vem na sequência. 

Psicologicamente, quando vemos muitas repetições, temos a tendência de “segurar” a velocidade para justamente aguentar o volume, mas isso é um erro. E faz com que o corredor não usufrua dos benefícios que este tipo de treino promove para a sua evolução.

Mesmo se o objetivo do corredor for provas longas, não é este treino que te dará volume, temos outros métodos para isso, como as rodagens e os treinos de ritmo, que tem como predominância o metabolismo aeróbio. 

A sessão de treino intervalado é o momento de treinar a velocidade para que isso promova ao corredor uma melhora da sua velocidade média nos treinos contínuos.

Para nós amadores, vejo ainda menos necessidade de exagerar nas repetições de um treino intervalado, pois o nosso volume de treino já é menor e exagerar na carga destes treinos de alta intensidade pode aumentar o risco de lesões, overtraining e tirar o corredor da prática por algum tempo.

E na sua planilha, como são os treinos intervalados? 

Se o que te assusta é o número de repetições e não a intensidade, então pode desconfiar. Nestes treinos o que deve trazer desconforto é a intensidade e não o volume, este fica para os treinos mais longos.

Comente aqui embaixo como são seus treinos intervalados atualmente 🙂

Obrigada por sua leitura!

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