Avaliações com equipamentos modernos detectam real causa das lesões

310841_700225_fotonoticia2avaliacao__2__web_Avaliação Cinemática da Corrida e da Marcha em 3D, Baropodometria, Termografia do Movimento e avaliação nutricional são utilizadas para identificar causa de lesões

A maioria das pessoas tem algum tipo de dor que sempre incomoda. Passam por vários tratamentos, mas ela persiste. Pode ser no joelho, no quadril, ou em qualquer outra parte do corpo. Mas, na verdade, a real causa desse desconforto pode não estar nesses locais. O problema pode ser um desequilíbrio muscular, falta de flexibilidade, desalinhamento articular ou até mesmo uma incorreta execução biomecânica de determinado movimento. Para descobrir o que realmente acontece é importante fazer a Avaliação Cinemática da Corrida e da Marcha em 3D, a Baropodometria, a Termografia do Movimento , avaliação nutricional, entre outras.

Nos últimos anos, houve um grande crescimento do número dos corredores de rua, porém, sem o controle e o treinamento adequados, aumentando as chances de lesões. Portanto, é indicado realizar a avaliação Cinemática da Corrida e da Marcha em 3D, que usa o sistema de análise “3D Gait”, que é o mais específico e científico processo de análise de corrida e marcha disponível no mundo, com câmeras infravermelhas de alta velocidade.

“O diferencial dessa análise é que além da avaliação em si, podemos comparar o avaliado com um banco de dados mundial. Por exemplo, corredores do Canadá, dos EUA, da Austrália e da Europa fazem esse teste e são inseridos nesse banco de dados. Então, se um homem de 30 anos, que tenha o hábito de correr 10 km por dia fizer esse exame, ele vai ser comparado com outros do mesmo perfil, o que em outras avaliações não é possível”, explicou Marcelo Zangrande, preparador físico da LifeSquare.

“Ele é indicado para qualquer pessoa, não é só para corrida. Como o próprio nome está falando, também é usado para marcha. Então, uma pessoa que vem de um pós-operatório de joelho, por exemplo, depois que puder caminhar, pode fazer esse exame para ver se a biomecânica do caminhar está bem alinhada”, falou.

Para saber mais sobre a postura e o tipo de pisada, é realizada a Baropodometria, através de uma plataforma que traz informações sobre as pressões dos pés. São realizados testes que vão avaliar a influência de cada captor postural: o captor podal, com receptores sensoriais localizados nas estruturas dos pés, o captor oclusal, que mostra alterações na oclusão dos dentes e o captor ocular, que está ligado ao tônus dos músculos que movimentam o globo ocular. Conforme o resultado do exame, palmilhas funcionais personalizadas podem ser indicadas para confecção, se for necessário.

Outra avaliação muito importante é a Termografia do Movimento. “Pessoas saudáveis apresentam uma variação normal na distribuição de temperatura corporal, a termografia possui a capacidade de mensurar e mapear essa temperatura emitida pela superfície cutânea, assim podemos avaliar e monitorar movimentos funcionais e não funcionais e suas respectivas sobrecargas para o corpo humano. Além disso, identifica e previne lesões cujos mecanismos de trauma possuem relação direta com o movimento. Monitora a evolução do tratamento e procedimentos terapêuticos”, falou Franciele De Meneck, especialista em termografia.

A nutrição pode ser outro fator que interfere no surgimento de lesão. É muito importante realizar testes nutricionais e ter o acompanhamento personalizado de um nutricionista, ainda mais para praticantes de atividade física. É preciso ter uma alimentação conforme a demanda da rotina de treinos e controlar as refeições antes, durante e após o exercício, ter estratégias adequadas de hidratação e utilizar suplementos esportivos, quando indicado.

Porém, não é preciso fazer todas as avaliações. As necessidades e demandas de cada pessoa variam de acordo com a atividade física e com o esporte praticado, assim como a lesão e a dor que variam de paciente para paciente, então a partir desses fatores será feito a indicação para o melhor tipo de avaliação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *