Cosan Run Walk Run São Paulo: inscreva-se e leve um amigo para correr junto

 Inscrições para a prova na capital paulista, que acontece no dia 8 de setembro, estão abertas com promoção válida até sexta (30.08)

Buscando repetir o sucesso da Cosan Run Walk Run RIO, que aconteceu no último dia 11 de agosto e reuniu 1.300 participantes, a próxima edição da prova já tem data e local para acontecer: 8 de setembro, em São Paulo.

Com o propósito de incentivar hábitos saudáveis e tirar pessoas do sedentarismo, os atletas que se inscreverem até o dia 30.08 nos 5K ou 10K ganharão uma inscrição econômica para levar um amigo nesta prova inédita no Brasil, que intercala corrida e caminhada.

O Run Walk Run, método criado em 1974 pelo americano Jeff Galloway, é ideal tanto para atletas iniciantes na corrida quanto para os mais experientes, que podem usá-lo para desenvolver a técnica e evoluir no esporte com menos desgaste para o corpo.

“Identificamos que muitas pessoas não conseguem completar as distâncias de 5K e 10K apenas correndo, elas precisam fazer intervalos caminhando. Para esses atletas, o RWR permite recuperar o fôlego e terminar a prova sem chegar à exaustão”, comenta Eliane Verderio, CEO Iguana Sports.

O método também é democrático, pois como a alternância de ritmos preserva músculos e articulações, corredores com sobrepeso ou mais velhos, por exemplo, conseguem concluir tranquilamente o percurso.

Como funciona RWR?

Com trajetos de 5K e 10K, os participantes que escolherem a modalidade Run Walk Run, terão ao longo do percurso placas sinalizando os momentos para correr e caminhar. As opções são: corra 700 metros e ande nos 300 metros seguintes, retomando a corrida depois. Ou corra 800 metros e caminhe por 200, antes de voltar ao ritmo mais intenso. Existe também a possibilidade de apenas correr, ambas as distâncias.

Para o físico, as vantagens de alternar corrida e caminhada em um mesmo evento são muitas: economiza energia, evita exaustão e fadiga muscular, diminui os riscos de lesão e auxilia na rápida recuperação pós-prova.

Novas possibilidades

A professora de educação física Naya Nader, do Rio de Janeiro, levou seu grupo de corrida para participar da RWR e aprovou o método. “O formato intervalado permite que os iniciantes tenham uma experiência agradável e dinâmica, enquanto os corredores avançados podem imprimir velocidades maiores do que em provas de corrida contínua”, disse.

Um estudo publicado no Journal of Science and Medicine in Sport, dos Estados Unidos, mostrou que atletas que intercalaram corrida e caminhada tiveram consideravelmente menos dor muscular e fadiga após a atividade física.

A pesquisa acompanhou 42 corredores, que completaram de 10 a 20 quilômetros semanais por 3 meses. Os resultados mostraram que 40% dos atletas que só correram declararam “exaustão extrema” após o treino, em comparação com menos de 5% dos participantes que relataram dor após correr combinando corrida e caminhada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *