É essencial aumentar a quilometragem sempre?

POR DANIELA BARCELOS – Não é obrigatório, nem essencial o aumento da distância que você corre. Principalmente para nós corredores amadores que precisamos dividir a rotina diária com os treinos.

Vemos muito, principalmente agora nas redes sociais, que acabam aproximando mais da rotina de treinos de corredores que compartilham isso publicamente, o grande número de pessoas que aumentam as distâncias de corrida sem controle, ou de forma muito rápida. Isso em longo prazo pode causar alguns danos para a maioria (sempre há algumas poucas exceções que se dão bem).

Sabe-se que mudar qualquer variável do treinamento (frequência semanal, intensidade, duração da atividade…) causará modificações e adaptações do organismo. E se somado a isso, o tempo curto para estas modificações, pode acarretar danos para a saúde, como, por exemplo, lesões musculoesqueléticas.

E isso em uma sociedade sedentária como a nossa, promove um efeito negativo ainda maior, pois o repertório do praticante é muito restrito com relação ao movimento, e desta forma, todas as estruturas corporais são atingidas.

Correr distâncias maiores só por influência das redes sociais não é bom. Se tiver vontade e pretende fazer isso, faça com consciência, procure alguém especializado para te orientar, não tenha pressa e não corra riscos em vão para estar “na moda”.

E, além disso, saiba que a sua capacidade em distâncias maiores sempre será subestimada com relação às distâncias menores. Pois o tempo que as pessoas têm livre para a prática sempre é curto, e assim não permite que ela treine a quilometragem suficiente (ideal) para correr uma maratona, por exemplo. Desta forma é muito mais fácil você conseguir seus melhores resultados em distâncias de até 10 quilômetros, se comparado aos seus resultados em maratonas, eles são dificilmente compatíveis.

Esta compatibilidade é mais acessível em corredores de elite, que dispõem de tempos suficientes para se dedicarem.

Por isso, pare um pouco e olhe para as distâncias mais curtas. Elas são atrativas, acessíveis e podemos atingir nossos melhores resultados pessoais nelas. Pense nisso 😉

Bons treinos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *