É essencial treinar para competir

running-1705716_1280 (1)POR DANIELA BARCELOS – Quando almejamos metas na corrida pensamos muito no resultado final.

Quando esta meta é concluir certa distância em um determinado tempo, já temos em mãos dois dados importantes, a velocidade que precisamos correr para completar no tempo que pretendemos.

Por isso o treinamento de corrida envolve contas, e são cálculos exatos que precisam estar compatíveis com o estado fisiológico do corredor.

Por isso as metas precisam ser próximas e realistas, e estarem totalmente de acordo com o que o corredor pode executar. Ou seja, o que você realiza nos treinos irá refletir nas provas que participa.

No dia da prova podem ocorrer certos imprevistos que atrapalham um resultado almejado, o clima (calor, frio, vento, chuva), o psicológico (próprio corredor), as condições do percurso, entre outros fatores. Porém isso necessita estar calculado também, e ter em vista um plano B como meta, para que o corredor tenha uma margem para se basear no momento da competição.

A preparação é muito importante. Não se deve aventurar em provas sem estar preparado e sem ter treinado para suportar o esforço. O período de treinamento é mais importante do que o dia da prova. Ele que te dará segurança e principalmente confiança em executar o que pretende.

Planeje o seu calendário de provas, não exagere no número delas, e realize o trabalho duro nos treinos. Eles serão a base para os seus objetivos.

Daniela Barcelos tem 16 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício. É treinadora de corrida em assessoria própria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

One Response
  1. Alexandre 6 meses ago

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *