POR DANIELA BARCELOS – Com o aumento de praticantes de corrida de rua, também ocorreu o aumento do número de profissionais que atuam neste ramo, oferecendo um serviço completo para pessoas que querem começar a correr, ou pessoas que já correm e querem aperfeiçoar.
Vemos frequentemente professores de corrida orientando os alunos a executarem os Educativos, que são exercícios prescritos com a função de melhorar a técnica de corrida, trabalhando coordenação de membros, propulsão, velocidade de movimentos, propriocepção, entre outros benefícios que são pronunciados.
Mas será que o corredor consegue transferir para a corrida?
Isso ocorreria se os estímulos fossem repetidos e da forma correta estipulada, pois a musculatura ficaria mais condicionada a realizar os movimentos, assim como a própria corrida, onde somente se alcança a evolução com a repetição contínua dos movimentos.
O ideal é que esses exercícios sejam aplicados no início da sessão de treino quando o indivíduo ainda está descansado e todas as suas funções motoras estão em perfeito estado.
Como este é um trabalho que visa a melhora da técnica, séries longas e com pouca intervalo de descanso não são recomendadas. O ideal é trabalhar com séries mais curtas (de 20 a 30 metros aproximadamente) e intervalos longos de descanso entre as séries. Desta forma as execuções ficam mais coordenadas e com menos erros de execução.
Mas mesmo se os educativos não conseguirem atingir o principal objetivo que é o trabalho da coordenação e técnica, os mesmos podem executar um papel complementar no aquecimento dos corredores, pois são movimentos mais amplos do que a corrida e trabalham toda a musculatura exigida.
Assim de alguma forma corredores colherão os benefícios destes exercícios. Mas é importante saber a real função deles para assim poder questionar o seu treinador(a), não é mesmo? 😉
Bons treinos!
Daniela Barcelos tem 16 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício. É treinadora de corrida em assessoria própria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.