O que é evolução na corrida para você?

POR DANIELA BARCELOS – Evoluir na corrida significa estar melhor, mais resistente e mais forte.

Porém este significado deve ser interpretado de formas diferentes, dependendo da fase que o corredor se encontra (iniciante, intermediário ou avançado) e anos acumulados de prática.

Quando uma pessoa começa a correr a evolução é rápida. Diariamente bate-se recordes pessoais e a motivação está sempre lá em cima. Isso porque fisiologicamente nosso corpo melhora a capacidade cardiorrespiratória, aumenta a vascularidade auxiliando em um melhor fluxo sanguíneo, e aumento da resistência muscular e ganho de força de uma forma mais rápida e ágil, porque são novos estímulos que nunca foram impostos.

Porém, com o acúmulo dos anos, estes mesmos fatores reduzem a frequência, e requer que cada vez mais a pessoa faça treinos difíceis para que a continuidade destes mesmos ganhos continue a ocorrer. E sabemos o quanto isso aumenta a chance de lesões, que podem impedir os treinos.

Isso demanda priorizar uma melhor recuperação para evitar este tipo de ocorrência por parte do corredor.

Cada pessoa terá um pico de evolução dos treinos e isso está relacionado com o estilo de vida e também de como foi o seu crescimento e desenvolvimento.

Por isso, quanto mais “velho” você for de tempo de corrida, você precisará entender e visualizar a sua evolução de outras formas e evitar comparações com performances pessoais mais antigas.

Evoluir não se trata somente em concluir uma determinada distância em um menor tempo ou fazer distâncias mais longas, mas sim o quanto você fornece o seu melhor nas sessões de treinos e nas provas e melhor compreende o planejamento.

Adaptações nos treinos serão necessárias para melhorar o rendimento, como por exemplo, priorizar treinos de intensidade e aumentar o tempo de pausa entre os estímulos. Reduzir a frequência semanal para que possa exigir mais nas sessões e ter um tempo de recuperação adequado.

Atentar-se mais a alimentação e hidratação para auxiliar na recuperação, também são cuidados necessários.

Estes são apenas alguns exemplos de ações que podem ser realizadas por parte do corredor.

Propague sua experiência para corredores novatos e valorize cada ano de dedicação. Isso também mostra o quanto você evoluiu, não somente fisicamente, mas também psicologicamente 😊

Bons treinos!

One Response
  1. Claudia Gump 4 meses ago

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *