O que é o estado de equilíbrio na corrida?

POR DANIELA BARCELOS – Dia de treino, você verifica em sua planilha que é dia de rodagem, método de treino contínuo, sem pausas, com uma velocidade confortável, que geralmente é utilizado para manter um volume semanal almejado, ou como um treino regenerativo após sessões mais intensas.

Na sua planilha diz que precisa ser em uma dada velocidade. Você inicia o treino, encontra a velocidade orientada, que no começo do treino parece que exige um maior esforço, mas que depois mantem próxima a ela com pequenas variações de segundos para cada quilômetro.

Neste momento você fica em estado de equilíbrio e tem a sensação de que ficaria por horas e horas sem parar correndo naquela mesma velocidade.

Mas porque sentimos um desconforto inicial, que após alguns minutos cessa, e fica confortável?

Isso ocorre porque a captação de oxigênio aumenta muito rapidamente durante os primeiros minutos do exercício e depois se estabiliza. Este tempo para estabilizar varia e depende do nível de treinamento.  Uma maior capacidade aeróbica resulta da soma da função cardiovascular aprimorada e das adaptações musculares locais que ampliam a capacidade do músculo de utilizar energia gerada do metabolismo aeróbico.

E após o término do exercício, os processos corporais não retornam imediatamente e mantém a captação do oxigênio em uma taxa maior do que a do repouso. Este tempo de recuperação depende da intensidade e duração do exercício.

Por isso que é importante manter uma frequência semanal de treinos organizada sem intervalos de muitos dias entre as sessões.

Desta forma, consegue-se obter ganhos e adaptações cardiovasculares e musculares, benéficas para evoluir na corrida e alcançar os objetivos pessoais.

Daniela Barcelos tem 15 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física e com pós-gradução em Fisiologia do Exercício, Dani fundou este ano a assessoria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

One Response
  1. Mjsilva29@hotmail.com 7 meses ago

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *