O que fazer quando perder um treino da planilha?

POR DANIELA BARCELOS – Corredores amadores estão sujeitos a perder treinos devido a imprevistos na rotina.

A perda de um treino isolado não compromete o planejamento, mas constantes perdas podem impedir a evolução do corredor.

Mas como proceder quando perder uma sessão?

Se o corredor tem um treinador, é importante que comunique a ele o ocorrido no mesmo dia para que ele possa ajustar as sessões posteriores, se necessário. Porém, dependendo do tipo de treino perdido, o ideal é seguir com a planilha, na sequência normal e não tentar compensar esta perda na sessão seguinte.

Caso este treino seja um longo, pode ser necessário ajustar o treino longo da semana seguinte, dependendo da estratégia utilizada na distribuição dos longos no ciclo.

Se for um treino intervalado, pode ser interessante fazê-lo no dia da sessão de rodagem leve, por exemplo, mantendo o treino de qualidade da semana. Desde que esta mudança não deixe dois treinos de intensidade em dias sequenciais, ou então não preceda um longo.

Daí a importância de ter uma orientação profissional para agir adequadamente, se o objetivo for rendimento. Ajustes são importantes e necessários ao longo de um ciclo de treinos, e corredores amadores necessitam muito desta flexibilidade, pois dividem as tarefas diárias e os imprevistos, com a prática da corrida.

Se já tem um treinador, o mantenha sempre informado. Se ainda não, e quer melhorar na corrida em busca de performance, pense o quanto o papel deste profissional será importante para você alcançar seus objetivos.

Bons treinos!

One Response
  1. Claudia Gump 5 meses ago

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *