Os Benefícios da Auriculoterapia na Cura de Dores Musculares

acupunctuur oorA auriculoterapia é uma técnica da chamada Medicina Tradicional Chinesa e visa à harmonização das funções energéticas do organismo através de estímulos no pavilhão auricular. Entre os atletas de rua, a terapia tem se consolidado como tratamento para dores musculares, principalmente, aquelas causadas após provas de longa distância.

A técnica age por meio do estímulo de pontos por meio de sementes, agulhas, cristais ou esferas ativando o Sistema Nervoso Central que, por sua vez, reage de forma reflexa no organismo, tonificando deficiências e dispersando excessos de energia causadores da dor. Isso se dá, pois o estímulo auricular faz com que o próprio organismo produza substâncias como endorfina (analgésico), ACTH – precursor da cortisona (antiinflamatório), adenosina (neurotransmissor com efeito sedativo).

No caso de corredores de rua, especificamente, quatro sessões com a frequência de uma por semana são eficientes na cura das dores, mas há casos de pacientes que sentem a melhora já na primeira aplicação. Os atletas também podem fazer sessões preventivas de duas a três vezes por ano para manter o equilíbrio do organismo e evitar dores pela sobrecarga de treinamentos.

É importante lembrar que a auriculoterapia não possui contra-indicações, mas deve ser considerada uma terapia complementar e estar associada com o tratamento adequado à patologia em questão. Doenças em que há dor como lombalgia, tendinites e fascites plantares, dores no joelho, tornozelos costumam apresentar bons resultados quando tratadas por meio da técnica que também é indicada para aliviar as dores e ajudar na recuperação nos casos de estiramento, entorse, contratura, edema, inchaço e fadiga muscular. Outra dica é buscar sempre por profissionais capacitados para que o tratamento tenha o efeito desejado.

Além do combate em dores musculares, a técnica se associa ao tratamento de uma série de problemas emocionais e psíquicos como insônia, depressão e ansiedade, e físicos como problemas nos sistemas digestório, respiratório, muscular e cardiovascular. A auriculoterapia também é usada em programas de emagrecimento e de abandono do tabagismo, entre outros.

Adriane Lafemina – Graduada em Educação Física pela Unimonte (Santos/SP), em 1999; pós-graduada em Educação Física escolar e Atividade Física Adaptada. Tem especialização em Pilates pela Arte do Movimento; Bolas e rolos pela De Markondes, Pilates Infantil pela Studio Besser e Pilates na gestação e sequências avançadas pela Voll Pilates. É instrutora de Yoga, Pilates, Alongamento e Hidroginástica. Também atua como Terapeuta Auricular. Sócia-Proprietária da PERSONAL WORK – Assessoria em Welness & Fitness.

Informações à imprensa:

COMMUNICA BRASIL
PABX: (11) 3868-0300
Ludmylla Rocha – ludmylla@communicabrasil.com.br
Andrea Funk, coordenação – andrea@communicabrasil.com.br
www.communicabrasil.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *