Preparação mental para a maratona

POR WANIA SIERRA RENNÓ – Você está se preparando para sua primeira maratona? Ou já fez alguma ou algumas? Além da preparação física, de se alimentar corretamente e de seguir as orientações do seu treinador, lembre-se que sua mente precisa ser preparada também. Sua mente é o motor do seu corpo.

Independentemente de você ter feito essa Maratona em outro ano, para a qual está inscrito agora, lembre-se que cada Maratona é diferente da outra. O denominador comum será o percurso que você já conhece.

De um ano para o outro, muitas coisas mudaram, sua condição física, sua musculatura, e seu amadurecimento emocional.

Mas vamos então falar o que é mais importante focar quando pensamos em fazer uma Maratona.

– Você se inscreveu, então sabe que está pronto fisicamente. Porém algumas pessoas me dizem que por algum motivo o treino ficou falho. As vezes problemas no trabalho, problemas pessoais, etc., mas você está inscrito e vai fazer.

Então quando começar sua prova tenha em mente que talvez pela falta do treino adequado sua prova não será exatamente do jeito que imaginou. Lembre-se de seus limites. E pense que você fará o seu melhor.

Se o seu treino foi como estava programado, então fisicamente você está pronto.

Mas como se preparar emocionalmente?

– Treino de visualização: Sente se numa posição confortável na sua casa, de preferência num lugar bem calmo. Respire profundamente, solte o ar bem devagar. E comece a imaginar a prova. Use todos os seus sentidos, deixe a imagem o mais real possível. Veja você correndo.  Ouça os sons, sinta a temperatura no seu corpo, possíveis cheiros, imagine todo o cenário.  Preste atenção na sua postura, nas suas passadas, na sua fisionomia. Visualize você correndo da forma com que você deseja correr essa prova. E depois visualize você passando pela linha de chegada. Olhe seu rosto, cansado, mas sorrindo. Tendo a certeza de que cumpriu a sua tarefa consigo mesmo.

-Tenha em mente seus objetivos da prova. Tenha claro em sua mente o que você espera dessa prova.

– Faça a visualização alguns dias seguidos antes da prova. Lembre-se de sentir as emoções que uma maratona lhe traz.

Mas por que fazer visualizações? Nosso cérebro não identifica o real do imaginário, e quanto mais você treina visualizando, mais sua mente cria um guia para que seu objetivo se torne realidade. Te prepara energeticamente para alcançar seus objetivos.

Por isso a importância de colocar emoções nas imagens. Lembrem-se de sentir emoções positivas.

E quando chegar na hora da largada, lembre-se de suas mentalizações, deixe seu foco em mente. Durante a prova pensamentos positivos, pois os negativos tiram a energia da sua musculatura, atrapalhando sua performance e criando tensões desnecessárias.

E após você finalizar a prova. Quando chegar em casa, após seu banho. Reflita sobre seu resultado. Não esqueça de se parabenizar por essa prova, independente do resultado. Lembre-se que uma grande vitória se faz com cada passo da sua prova.

Boa Maratona!

**********

Wania Rennó é psicóloga Clínica e do Esporte, diretora do Núcleo de Integralização Humana

Facebook: wania.r.sierra

Instagram: waniarenno

www.nihumana.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *