Você Faz Aquecimento Antes dos Treinos de Corrida?

stretching-814227_1920POR DANIELA BARCELOS – Muitos corredores sabem da importância de realizar um aquecimento antes dos treinos, porém é muito comum vermos atletas que pulam esta parte e vão direto a atividade principal.

O nosso organismo necessita de uma preparação, como se você estivesse avisando a todos os componentes do corpo que algo mais intenso está por vir.

Nesta época de Jogos Olímpicos vemos o quanto os atletas realizam aquecimentos que duram muito mais tempo do que a parte principal. E o alto rendimento é um grande exemplo para a gente do que é o certo. Afinal eles são os melhores por alguma razão.

O aquecimento promove um aumento da temperatura dos músculos exigidos, maior disponibilidade local de oxigênio, bem como um maior irrigamento sanguíneo. Proporcionando assim melhores condições para os músculos realizarem as contrações do exercício físico e diminuição do risco de lesão.

Ele deve ser progressivo e gradual. Proporcionar intensidade suficiente para aumentar as temperaturas musculares e centrais sem produzir fadiga e não reduzir as reservas de energia.

O aquecimento precisa ser específico para a atividade. Para nós corredores, o aquecimento pode iniciar com uma caminhada lenta, transitando para uma mais rápida, e depois para um trote.

Não há um tempo ou velocidade fixa para o aquecimento, isso depende de cada pessoa e seu estado atual de treinamento. Além disso, a temperatura climática influencia no tempo de aquecimento. Em dias mais frios, necessitamos de um tempo maior do que dias mais quentes.

Por isso quando o seu treinador prescreve na planilha o aquecimento, pense que é uma parte tão importante quanto a principal e não deixe de fazê-lo.

 

Daniela Barcelos tem 15 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física e com pós-gradução em Fisiologia do Exercício, Dani fundou este ano a assessoria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *