5 Dicas para os primeiros 5K

Correr os 5K é um dos primeiros desafios para quem começa a treinar regularmente. Esta é, normalmente, a distância mínima nas provas de ruas, e quem gosta de corrida sabe que o esporte é um constante exercício de superação pessoal. Para que o objetivo seja atingido com sucesso, são necessárias algumas precauções no início. Confira cinco dicas para quem vai correr, pela primeira vez, os 5Km:

Treinador Vanilson Neves.

  1. Treine

Manter a sequência e periodicidade nos treinos é crucial para o bom desempenho nas provas. O treinador Vanilson Neves explica que “para uma pessoa iniciante, que pretende fazer seus primeiros 5k, o ideal é que tenha feito uma sequência de pelo menos 6 semanas de treinamentos (3x por semana, no mínimo). É ideal que os treinos sejam feitos de 3 a 4 vezes por semana, para intercalar treinos de corrida e reforço muscular. ”

  1. Cuide da sua saúde

É importante conhecer suas limitações e também fazer um check-up antes de iniciar qualquer atividade física. “A preparação para um estreante na distância tem que ser completamente controlada através de intensidade, volume e até mesmo a carga. Um outro detalhe fundamental e indispensável é que, antes de qualquer atividade, o iniciante procure um médico para fazer um ckeck-up para saber como está sua saúde e fazer suas atividades de forma segura”, destaca Vanilson.

  1. Vá no seu tempo

A corrida deve ser algo prazeroso para qualquer atleta. A primeira prova deve ser encarada como um desafio pessoal, e não uma competição. O treinador reforça: “O melhor que o atleta deverá fazer é curtir completamente a prova, ter o prazer de poder realizar seus primeiros 5k e que essa evolução seja de uma forma prazerosa sem poder atropelar etapas.”

  1. Descanse antes da prova

Antes de qualquer prova, é importante que o atleta tenha uma boa noite de sono, e não faça treinos muito longos e pesados, para não comprometer o seu desempenho durante a corrida. “Na semana da prova o atleta já não realiza muitos treinos para que ele esteja descansado e consiga completar e não sofrer tanto. Na véspera da prova o ideal é que ele descanse, ele não irá ganhar mais nada de condicionamento”, aconselha Vanilson.

  1. Respire

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por iniciantes, é respirar de maneira adequada durante a corrida. “Costumo ensinar a respiração de uma forma mais lúdica que é “cheira flor, sopra a vela”. Parece muito fácil, mas na prática é bem difícil e os iniciantes acabam tendo essa dificuldade de como expirar e inspirar. De acordo com a intensidade do exercício, aumentará a dificuldade de poder ter uma respiração de forma adequada, mas tudo isso é treinável”, finaliza o treinador.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.