8 Benefícios da corrida para as mulheres

O número de adeptos à corrida tem aumentado cada vez mais. De acordo com a Federação Paulista de atletismo, em 2016 tiveram cerca de 820 mil inscritos nas mais variadas corridas de rua e o número de mulheres corredoras é cada vez maior – prova são as corridas exclusivamente femininas que aumentam a cada ano. A modalidade traz diversos benefícios para os praticantes e, no caso das mulheres, pode trazer alguns benefícios específicos, como aliviar os sintomas da TPM. Listamos 8 vantagens que vão te fazer sair correndo:

A corrida ajuda na TPM – A corrida aumenta os níveis de dopamina no cérebro, que libera a sensação de prazer. Aumenta também os níveis de serotonina, provocando uma sensação de bem-estar. Por isso, a corrida pode diminuir o estresse e também os sintomas da TPM.

A corrida estimula a memória – A corrida estimula o raciocínio e a memória. O mesmo processo que controla a eficiência do uso de energia no organismo age também na formação da memória e nos processos de aprendizagem. Ou seja, uma única proteína controla a liberação de energia para os músculos e também para o cérebro, e os corredores têm uma maior liberação desta proteína.

A corrida emagrece – Correr cerca de 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético em torno de 600 kcal. A corrida movimenta grandes grupos musculares. Quanto maior a duração do treino, maior será a liberação de hormônios como glucagon, adrenalina e o cortisol, que promovem grandes gastos energéticos por até duas horas depois.
A corrida define – A corrida pode diminuir e controlar a porcentagem de gordura corporal, reduzindo a flacidez e melhorando o tonos musculares. Isso quer dizer que você poderá dar adeus para aquelas gordurinhas indesejadas como culotes, bumbum e coxas.

A corrida melhora o Sono – Os exercícios físicos têm sido reconhecidos pela American Sleep Disorders Association como uma intervenção para a melhora da qualidade do sono. Segundo estudos, um dos fatores poderia ser a redução do tempo de latência entre o ciclo sono-vigília.

A corrida fortalece o coração – O exercício físico pode ser utilizado como uma estratégia para controle do nível de lipídios no organismo e redução de riscos de doenças cardiovasculares, devido ao aumento da aptidão cardiorrespiratória.

A corrida deixa os ossos mais fortes – O impacto do corpo no solo pode aumentar a resistência dos ossos. Entretanto, é importante tomar cuidado com o tipo de calçado que está sendo utilizado e também com a forma da passada.

A corrida combate doenças – Estudos mostram que a corrida aumenta a sinalização de uma proteína no cérebro denominada de BNDF, que eleva o número de neurônios no hipocampo – região da memória. Além disso, melhora a obstrução de vasos sanguíneos e a captação da glicose, principal açúcar utilizado pelo organismo, o que pode diminuir riscos de diabetes.

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