Com largada em Niterói e chegada no Rio de Janeiro, prova de 21km que atravessa a maior ponte do hemisfério sul acontece no dia 3 de agosto; as inscrições podem ser realizadas até 22 de julho pelo site www.desafiodaponteoficial.com.br
Pesando cerca de 200g e com aproximadamente 11cm de diâmetro, a medalha do Desafio da Ponte terá o dourado como cor principal, simbolizando o desejo dos corredores por vencer as dificuldades de uma prova exigente e conquistar uma grande vitória pessoal. Por sua vez, o contraste visual azul e os traços fluidos representam o movimento das águas da Baía de Guanabara e o horizonte, paisagem que emoldura a Ponte Rio-Niterói, principal palco desta corrida que ocupa o posto de uma das mais emblemáticas do país. E, como não poderia deixar de ser, a própria Ponte Presidente Costa e Silva – nome oficial da elevação que conecta as duas cidades e das quais pegou emprestado seu apelido popular – surge como elemento central no design deste que será o símbolo de superação dos atletas que cruzarem a linha de chegada.
Atravessar correndo a Ponte Rio-Niterói, a maior ponte do hemisfério sul, e completar os 21km de um dos mais icônicos eventos do esporte brasileiro é um feito para ficar guardado para sempre na memória. E para tornar esta memória ainda mais inesquecível, o Desafio da Ponte, que acontece no dia 3 de agosto e retorna ao calendário esportivo nacional após 12 anos, vai premiar os que finalizarem o percurso em até 3h com um exemplar da medalha descrita acima.
Com largada em Niterói, próximo ao Caminho Niemeyer, e chegada no Rio de Janeiro, no Boulevard Olímpico (Praça Mauá), o Desafio da Ponte oferece a oportunidade única de percorrer a pé os 13km de extensão da Ponte Rio-Niterói como parte do percurso total da prova. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de julho pelo site www.desafiodaponteoficial.com.br.
Vale ressaltar ainda que, conforme acordado entre os organizadores da Maratona do Rio e do Desafio da Ponte, os participantes que confirmaram a inscrição no Desafio da Ponte até o dia 10 de julho e completarem a prova terão acesso garantido, por tempo limitado, à compra da inscrição para a Maratona do Rio 2026.
Inscrição exige comprovação de índice técnico
No ato da inscrição, homens e mulheres precisarão comprovar ter completado, a partir de janeiro de 2024, prova de 21km em tempo igual ou inferior a 2 horas e 30 minutos ou prova de maratona (42km) em tempo igual ou inferior a 5 horas. A prova a ser usada como comprovação de índice precisa ser de corrida de rua e chancelada por alguma entidade de caráter oficial, seja ela estadual (federações), nacional (CBAt) ou a World Athletics. Desta forma, os resultados obtidos nas provas de 21km e 42km das edições de 2024 e 2025 da Maratona do Rio são válidos como índice para o Desafio da Ponte.
Interdição da Ponte Rio–Niterói
Por conta da prova, haverá interdição parcial da Ponte Rio–Niterói nos seguintes horários e trechos:
02/08 (sábado)
A partir das 22h: Interdição de duas faixas sentido Rio > Niterói e Niterói > Rio.
03/08 (domingo)
A partir das 5h: Interdição de mais uma faixa em ambos os sentidos. (No sentido Rio > Niterói apenas no trecho Mocanguê até a Praça de Pedágio).
A partir das 12h: Previsão de liberação total do fluxo em ambos os sentidos.
Uma história de tradição
Criada em 1981, a Corrida da Ponte se tornou uma das provas mais desafiadoras e simbólicas do Brasil. Com seu percurso passando pela imponente Ponte Rio–Niterói, o evento não só testa os limites físicos dos corredores como também proporciona um dos cenários mais icônicos do estado do Rio de Janeiro.
Realizada anualmente até 1986, a prova foi interrompida por questões operacionais e de tráfego na ponte. No entanto, sua importância permaneceu viva na memória dos atletas, culminando em seu grande retorno em 2011, com edições subsequentes em 2012 e 2013.
A última edição, realizada em 2013, contou com 8 mil corredores e teve como grandes campeões o brasileiro Giovani dos Santos, que concluiu a prova com o tempo de 1h05m02s, e a queniana Dorcas Jepchirchir, que cruzou a linha de chegada em 1h17m42s.
Agora, após mais de uma década, a prova volta ao calendário esportivo nacional, mantendo sua tradição e relevância no cenário das corridas de rua.
Sobre o Desafio da Ponte
O Desafio da Ponte é apresentado por Enel Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. A Army é a marca esportiva oficial, e a Corona Cero, a cerveja oficial. O evento conta com patrocínio da Droga Raia e é promovido pela Dream Factory e Spiridon. Instagram | DesafiodaPonteOficial