A esteira pode ser 10 para seus treinos!

POR MARCELO AVELAR – Veja 10 motivos para você aproveitar ao máximo os treinos indoor.

O treino de corrida na esteira é, sim, uma boa opção para melhoria da performance. Trata-se de uma ferramenta que não substitui os treinos na rua, porém, tem seus grandes benefícios e uma riqueza de boas experiências. Dentre elas:

1. No treino intervalado (de tiros) escolho a velocidade e sigo o estímulo até o final da distância a ser feita (400m, 800m, 1000m por exemplo). Devido à velocidade escolhida, permaneço no ritmo até o final, mesmo cansado, busco completar o estímulo e, se necessário, aumento a velocidade para concluir. Na rua a tendência é que o ritmo caia e eu não tenha forças para manter.


2. Nos treinos longos, apesar de parecer irritante correr num mesmo lugar, você tem opções que as esteiras possuem: vídeo, música e uma série de entretenimentos, As mais simples podem mão possuir, mas tem a facilidade de apoiar o celular e acessar algo que faça o tempo passar mais rápido.

3. Ainda sobre treinos de rodagem: hidratação, gel, toalha e suplementação estão sempre à mão. 

4. Amigos com ritmos diferentes, podem correr lado a lado e colocar a conversa em dia. 

5. Choveu tem treino, fez muito sol e calor, também tem treino.

6. Posso simular percursos com subidas, basta inclinar a esteira.

7. No meio do longo, se não se sentiu bem pode dar um STOP na esteira e o auxílio pode estar ao seu lado. 

8. Um espelho à frente (além de refletir um cara lindo, no meu caso), auxilia na correção postural, mecânica, cadência etc. 

9. Vontade de fazer número 1 ou número 2, geralmente onde tem esteira, tem banheiro.

10. Segurança em treinar em um ambiente controlado, onde não há carros, motos, roubos, furtos, etc. 

Lembrando, tenho uma Assessoria Esportiva com treinos na rua, portanto, comercialmente não teria porque falar sobre tais benefícios, mas o que me move é poder auxiliar e esclarecer as dúvidas dos apaixonados por corrida como eu! 

Rua ou esteira? Apenas treine! 

*Marcelo Avelar é personal trainer, atleta amador de corrida de rua e treinador de corrida. Diretor técnico da assessoria esportiva Corredores da Zona Norte, em São Paulo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.