A gratidão em correr por uma causa!

POR VANESSA BORGONOVI – Com que frequência você faz a pergunta: “Por que você corre?”

Geralmente é de um não-corredor que não entende por que você toma tempo e energia para sair e correr. Muitas vezes você ouve a pergunta em dias muito quentes ou frios, dias ventosos ou chuvosos, dias em que você correu muito cedo ou tarde da noite, ou depois de uma corrida longa ou difícil, onde você parece exausto. O não-corredor simplesmente não consegue entender por o que nos faz correr, e esta é uma boa pergunta perguntar a si mesmo – Por que eu corro?

O que me motiva a ir lá e correr 5k, 10k, 21k ou mais?

O que me faz querer repetir este processo, independentemente do tempo, independentemente da privação de sono, ou quando me sinto doente ou dolorida?

O que é que me leva a correr?

Ao falar com vários amigos (as) corredores(as), parece que muitos deles correm por dois motivos principais:

1) pessoal

2) por uma causa.

👉🏼Razões Pessoais que Corremos: A maioria dos corredores tem motivos muito pessoais para correr, algo que é importante para eles e para seu próprio benefício. Respostas típicas incluem: Perder peso, por outras razões de saúde (ou seja, história familiar de doença cardíaca ou diabetes), para ser um exemplo para os seus filhos de um estilo de vida ativo,para relaxar, aliviar o estresse e fugir dos negócios da vida, aproveitar a natureza, competir para ganhar e até para provar para mim e para os outros eu posso fazer isso, a diversão do evento (corrida de lama, corrida de cor, corrida da Disney, corrida leve, etc.), correr para comer o que quiser.

Para mim, eu comecei a correr principalmente para tentar recuperar a minha forma antiga antes da minha primeira gestação. E como tinha pavor a academia eu pensei que seria uma experiência divertida correr com amigas e seria uma ótima oportunidade para nos unirmos e nos divertirmos juntas. Minha razão secundária e pessoal para correr era adquirir um estilo de vida ativo e saudável. Embora eu sempre tenha sido atlética desde menina (nadei por 10 anos pelo Clube Juventus), descobri que à medida em que os anos passavam principalmente após duas gestações que perder peso era tão difícil e lento e não exatamente da mesma forma que antes no auge dos meus 20 e poucos anos onde era fácil e rápido perder aqueles kilinhos. Nos últimos 3 anos desde que comecei a correr, perdi cerca de 30 quilos e estou em algumas das melhores formas da minha vida.

Então, quais são suas razões pessoais para correr?

👉🏼 Embora todos os corredores pareçam ter pelo menos um motivo pessoal para correr, apenas alguns têm motivos “outros focados” para correr. Por outro lado estou me referindo a uma causa ou caridade que muitas vezes não os beneficia diretamente – beneficia outra pessoa, uma organização sem fins lucrativos, uma instituição de caridade, uma equipe local ou um evento comunitário, etc. Enquanto alguns dedicam toda a sua corrida para Uma causa ou caridade, muitos corredores variam as causas que suportam durante o curso de um ano ou ao longo de vários anos. Eu recomendo correr por uma causa, pois fornece a cada corredor uma razão extra, um incentivo extra, uma finalidade extra para correr. Aumenta o valor que você experimenta quando corre e ajuda a motivá-lo nesses dias difíceis. Exemplos de execução de uma causa podem incluir:

👉🏼Uma equipe esportiva local tentando arrecadar dinheiro para competir em um campeonato estadual.

👉🏼Um hospital local ou associação nacional de saúde arrecadando dinheiro para um novo centro de tratamento, pesquisa e ou programas de treinamento.

👉🏼 Uma fundação que arrecada dinheiro para ajudar as famílias de pacientes com despesas médicas (ou seja, pacientes com câncer pediátrico, pacientes com HIV, pacientes que precisam de um novo rim, etc.). Neste final de semana, por exemplo, participei da 57a. Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama,no Campo de Marte, em São Paulo. Organizado pelo (IBCC) Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, o evento contou com cerca de 7 mil participantes, nas distâncias de 5km e 10km de corrida e 3km de caminhada, e chama a atenção da sociedade para a causa da prevenção e detecção precoce da doença, que pode ser curada em mais de 90% dos casos se diagnosticada em fase inicial.

A lista de causas e organizações de caridade é longa e pode incluir milhares de outros exemplos, e o melhor é que há eventos planejados de corrida / caminhada (e ciclismo, natação, golfe etc.) para a maioria deles. Você só precisa fazer uma pesquisa online para encontrar uma corrida de caridade por uma causa que você gostaria de apoiar.

Existem muitos sites que listam os próximos eventos por tipo, distância, data e / ou localização para facilitar sua localização. Há até mesmo eventos virtuais para uma causa, onde você pode correr e andar provas de 5k, 10k, enquanto ainda apoia uma instituição de caridade. E se você não encontrar um evento que apóie uma causa que esteja particularmente interessada em apoiar, sempre considere a hipótese de criar seu próprio fundo para uma organização de causas e caridade pela qual seja apaixonado.

Além de encontrar um evento que é estabelecido por uma instituição de caridade por uma causa e saber que uma parte do seu registro ajudará a apoiar essa causa, recomendo que você avance e arrecade fundos adicionais para as causas que você está apoiando. Alguns eventos têm a capacidade de permitir que você configure uma página de doação (tipo vaquinha) em que amigos e familiares possam apoiar seu esforço, contribuindo em seu nome para a causa.

Então, quais são as razões que fazem você correr? Quais são as suas razões pessoais e, como se não mais importantes, quais são as suas razões “Por uma Causa”? Pense nisso e anote todas as razões pelas quais você corre. Você deve manter uma lista e atualizá-la de tempos em tempos, pois isso o manterá mais motivado e facilitará a sua execução. Isso lhe dará mais valor e auto-estima como resultado da sua corrida. E isso beneficiará não só a si mesmo, mas também proporcionará benefício a outras pessoas necessitadas.

Vanessa Borgonovi – Mãe de duas filhas, dona de casa, pedagoga e corredora por paixão! Apoiadora e participante de corridas por Causas Especiais.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.