A importância da Vitamina D

POR CAMILA GOMES – Estima-se que pelo menos 1 bilhão de pessoas no mundo sejam deficientes em vitamina D, devido à exposição inadequada à luz solar ou inadequação na fortificação de alimentos.

Sua maior fonte precursora é a exposição aos raios UV solares, porém além de cada vez menos nos expor nos horários indicados ao sol, a preocupação com a alta incidência de câncer de pele vem aumentando, o uso excessivo de proteção, que influi significativamente na deficiência dessa vitamina no público em geral. Durante o inverno esse problema ainda se agrava, devido à redução da incidência de raios UV. Dessa forma se torna essencial sua suplementação.

A Vitamina D3 conhecida como colecalficerol, pode ser adquirida através de suplementos alimentares, alimentos que contenham o nutriente ou através da luz solar, apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico, sobretudo os linfócitos T, assim como na produção e na ação de diversas citocinas.

Tem a função de regular a homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, dentre as principais funções da vitamina D, está no sistema imunológico.

De maneira geral, o efeito da vitamina D no sistema imunológico se traduz em aumento da imunidade inata associada a uma regulação multifacetada da imunidade adquirida, tem sido demostrado uma relação entre a deficiência de vitamina D e a prevalência de algumas doenças autoimunes como: diabetes mellitus insulinodependente, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus e artrite reumatoide.

A manutenção dos níveis ideais no organismo, contribui no fortalecimento do sistema imunológico, auxilia as funções cerebrais e neurológicas.

Há estudos recentes demonstrando ainda, uma correlação na prevenção do desenvolvimento de algumas patologias crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, bem como câncer e depressão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.