A importância de entender e descrever os aspectos que podem influenciar no resultado dos treinos

POR DANIELA BARCELOS – Ninguém conhece o mais o seu corpo como você mesmo. As reações, sinais, alertas, etc.

Quando expomos o nosso corpo a esforços, ele sempre mostrará características que não visualizamos quando estamos em uma zona de conforto.

E nos treinos de corrida, o corpo pode demonstrar sinais normais, que são as reações fisiológicas de um exercício e também mostrar aspectos mais individuais, que podem ser físicos ou mentais.

Quando você faz um treino e depois precisa descrever para o seu treinador como foi, além do tempo, da distância, ou seja, dos aspectos matemáticos da corrida, é importante que também informe os aspectos mentais e sensações que ocorreram na sessão de treino.

Com a junção destes dados o seu treinador poderá entender melhor como você se sente e reage a cada estímulo e intensidade. E com isso poder direcionar ainda melhor os seus treinos.

É importante pois o resultado de um treino nem sempre está apenas relacionado com a parte física, pode ter relação com coisas internas e externas, como o clima, com o local do treino, horário e rotina. Estas informações complementares auxiliam os treinados a adequar melhor a distribuição de seus treinos durante a semana, para que os mesmos se encaixem da melhor forma.

Mesmo com este cuidado, ainda podem ocorrer situações que atrapalhem o rendimento. Mas ter isso em mente auxilia a controlar melhor os aspectos externos para que os mesmos estejam mais alinhados com os aspectos internos.

Quanto mais detalhes, mais sua corrida poderá ajudar nas corridas seguintes.

Bons treinos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.