A importância do princípio da continuidade na corrida

POR DANIELA BARCELOS – Um dos princípios do treinamento mais importantes para a evolução e para o alcance de resultados é o princípio da continuidade. O desempenho físico não está somente relacionado apenas com o alto desempenho, mas também com qualquer indivíduo que inicia um programa de treinamento independente da finalidade, seja ela por qualidade de vida, por rendimento, ou até mesmo satisfação pessoal.

Independente do objetivo, é indispensável entender que o processo de treinamento é longo, exige disciplina e paciência.

Este princípio compreende um planejamento que não permite quebras constantes na rotina de treinos, ou seja, não permite interrupções durante os ciclos.

A continuidade de treinamento evita que o treinador precise subtrair etapas importantes, seja pela proximidade da prova ou por uma própria exigência do aluno.

Em geral um corredor que tem um alto desempenho, com certeza teve uma continuidade ao longo de sua preparação. A continuidade é importante inclusive não somente no aspecto fisiológico, mas também no aspecto psicológico que pode interferir nos resultados almejados.

O treinador, respeitando os princípios do treinamento desportivo, da fisiologia e dos demais âmbitos relacionados ao esporte, e o aluno ou atleta, mantendo a disciplina, consciente e engajado no processo de treinamento, reduz os riscos e os fracassos durante e ao final do processo.

Por isso que até mesmo antes de se preocupar com outros fatores, como por exemplo, melhorar a velocidade, ou aumentar a distância, é importante se preocupar com a continuidade de seus treinos, sem interrupções frequentes, que só atrasam e também desmotivam o próprio aluno/atleta.

Bons treinos!

Daniela Barcelos tem 16 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício. É treinadora de corrida em assessoria própria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.