A importância do treinamento funcional para os corredores

O treinamento funcional é todo o movimento que melhora a condição do indivíduo para executar uma tarefa. Os treinos costumam trabalhar todo o corpo, alternando diferentes exercícios para trabalhar a força muscular, sistema cardiorrespiratório, flexibilidade, coordenação motora e o equilibrio.

Para os corredores, este tipo de treinamento pode contribuir para o melhor desempenho do atleta. O treinador e educador físico, Claudio Lafemina, da Personal Work, de Curitiba, explica que alguns destes benefícios são o equilíbrio muscular e a melhora da força. “Quando não há equilíbrio muscular na hora de correr, acabamos forçando músculos que não estão preparados, o que pode ocasionar lesões”, explica.  Além disso, “na corrida, as articulações de quadril, joelhos e tornozelos sofrem uma sobrecarga, assim como a coluna vertebral e se não tiver mobilidade e com a musculatura da coluna e do CORE (centro do corpo/centro de força) fortalecida, pode prejudicar o desempenho e causar dores”. Há ainda a melhora da velocidade e agilidade.

 

A periodicidade de treinos varia de cada indivíduo. “Depende da recuperação da pessoa. Se sedentária e com pouca ou baixa recuperação (está dolorida no intervalo de 48 h, mais ou menos), duas vezes por semana. Se mais condicionada e sem dor, três vezes por semana. Se ainda mais condicionada, pode ampliar o número de treinos – depende muito da pessoa e do objetivo”, explica o treinador.

Sobre treinar antes ou depois da corrida, Lafemina esclarece: “Se o indivíduo se recupera bem, e a prioridade é ganhar performance na corrida, faça após. Mas se corre para emagrecer, se condicionar ou gosta mais desse tipo de exercício, faça antes.”

Ele cita alguns exercícios feitos durante os treinos funcionais: Agachamentos unilaterais, pular corda, polichinelos e abdominais curtos. “Através de exercícios funcionais, com mudança de direção, saltos, deslocamentos e giros e exercícios de potência, é possível aumentar a velocidade do corredor e diminuir seu tempo nas provas”, finaliza o educador físico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.