A primeira corrida de São Silvestre?

Alfredo Gomes – Acervo Gazeta

POR DANIELA BARCELOS – Está chegando o dia da corrida mais tradicional e muito conhecida por corredores e também por não corredores: a São Silvestre.

Uma prova que desde a sua primeira edição sofreu diversas modificações de horário, distância e percurso.

A sua primeira edição foi no ano de 1924, idealizada pelo jornalista Casper Líbero.

A ideia surgiu após sua viagem à França, onde presenciou uma corrida noturna na qual os competidores carregavam tochas ao longo do percurso.

Inspirado neste evento resolveu promover uma corrida a ser realizada na virada daquele mesmo ano. Assim, em 31 de dezembro de 1924, apenas quarenta e oito dos sessenta atletas competidores inscritos, compareceram na primeira edição da Corrida de São Silvestre.

Na época, o trajeto era de 8 quilômetros e de 1925 até 1944, foi disputada apenas por brasileiros.

O ganhador da primeira São Silvestre foi Alfredo Gomes, atleta do Clube Esperia de São Paulo. Venceu com o tempo de 23:10  o percurso de 8km. A largada acontecia no Parque Trianon, com chegada na Ponte Pequena.

Nos dias de hoje, cerca de 30 mil pessoas de diversos países cumprem o percurso de 15 quilômetros que foi a distância definitivamente fixada em 1991, atendendo ao mínimo exigido pelas regras oficiais. Em 1989, a São Silvestre foi oficialmente reconhecida e incluída no calendário internacional da IAAF.

Daniela Barcelos tem 16 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício. É treinadora de corrida em assessoria própria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.