As principais dúvidas sobre jejum intermitente

POR ANA PAULA MARTINS – Todos os dias chegam até mim, ou nas consultas ou pelas redes sociais, perguntas e dúvidas diversas sobre jejum. Separei algumas das mais frequentes para esclarecer um pouco sobre o tema.

1 – O que é jejum intermitente? 

O jejum intermitente é uma estratégia nutricional de jejum programada, embora muito na moda agora é uma prática milenar existente em várias culturas. Ele estimula alguns fatores transcricionais do organismo, estimulando, por exemplo, a queima de gordura.

2 – Existe embasamento cientifico constatando que o jejum intermitente funciona?

Existem vários estudos na área. Aliás, nós nutricionistas já conhecemos essa estratégia há muito tempo, mas somente agora as pessoas estão falando mais sobre o assunto.

3 – Por que razão o jejum intermitente ajuda no controle e diminuição do percentual de gordura?

Como dito acima o jejum estimula alguns fatores como SIRT-1 e CPT-1 que são fatores bem importantes na oxidação de gordura. Quando se aumenta SIRT-1, ela aumenta PGC1alfa, que aumenta a capacidade de detoxificação e consequentemente aumenta a oxidação de gordura.

4 – A partir de quantas horas sem se alimentar é considerado jejum intermitente? (se é que podemos analisar dessa forma) 

Existem várias estratégias e isto vai depender de paciente para paciente, 12h, 14h, 16h, 18h e 24h são as estratégias mais usadas, pode ser feito 1, 2 ou 3x na semana.

5 – Em quais casos o jejum intermitente é indicado?

A indicação do jejum é muito individual, depende muito de paciente para paciente. É muito importante que este paciente já tenha uma consciência alimentar, que já tenha entendido o que significa seguir um planejamento alimentar saudável. Além disso, a avaliação do profissional de saúde é de extrema importância para entender como está a capacidade detoxificante deste paciente, qual perfil genético do paciente e, principalmente, e acima de tudo, se a alimentação saudável faz parte da vida desse paciente. Ou seja, se ele tem um bom consumo de gorduras de boa qualidade, proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico e se tem costume de tomar água e chá.

De acordo com estudos na área, ele é indicado para pessoas que buscam redução do percentual de gordura, melhora de foco e concentração, melhora dos níveis hormonais, principalmente leptina, insulina, testosterona e GH. Com isso a melhora em quadros de diabetes e dislipidemias.

6 – Apesar de ser chamado de “jejum”, existe algum tipo de alimentação que pode ser feita? (suco verde, sopa, etc)

Apenas chá, água e café todos sem açúcar

7 – O Jejum intermitente é um assunto recente, começamos a ouvir mais sobre ele do último ano pra cá. Porém, gostaríamos de saber desde quando ele existe. Segundo os poucos estudos encontrados, o jejum intermitente começou a ser praticado primeiramente em qual região do mundo? E por qual razão passaram a praticá-lo?

O jejum é uma prática milenar existe em várias culturas – alguns povos passavam dias sem comer. Nossos antepassados já faziam jejum quando não encontravam a caça para se alimentar. N esta época nosso corpo era totalmente direcionado a usar como fonte de energia aquilo que ele sempre foi programado a usar, nosso estoque de gordura. Hoje em dia não deixamos que nosso organismo atue da forma que ele foi feito para atuar, ou seja, gerando energia através de gordura, pois sempre e a todo momento estamos lhe oferecendo energia de forma imediata através dos carboidratos, logo este estoque de gordura não é metabolizado, gerando hoje essa prevalência cada vez mais crescente de pessoas obesas.

8 – Existe um “protocolo” a ser seguido antes de iniciar o jejum intermitente, você pode falar um pouco mais sobre ele? Por que existe a necessidade de seguir esse “protocolo”? 

Não existem nenhum protocolo a ser seguido, o que vejo na prática clínica é que o profissional deve antes de mais nada conhecer muito bem este paciente, e o mesmo já deve estar num processo de reeducação alimentar, os exames de sangue devem ser avaliados, além da rotina do paciente

Nutricionista, formada há mais de 15 anos. Especializada em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal.

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@nutrianapaulamartins

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