ASICS divulga estudo provando o vínculo positivo entre a prática regular de exercícios na adolescência e o bem-estar mental na vida adulta

Segundo o estudo global feito pela marca, a prática regular de exercícios durante a adolescência traz benefícios duradouros para a saúde mental na idade adulta.

Créditos / Divulgação


A ASICS divulgou os resultados de seu segundo estudo global, intitulado “Estado Mental”, reafirmando a conexão positiva entre atividade física e bem-estar mental. O estudo, que contou com mais de 26.000 entrevistados em 22 países, revelou que a prática regular de exercícios durante a adolescência traz benefícios duradouros para a saúde mental na idade adulta.

De acordo com os resultados, quanto mais ativas as pessoas são, maior é sua pontuação de bem-estar mental, avaliada com base em dez traços cognitivos e emocionais, como positividade, relaxamento e confiança, com uma pontuação máxima de 100.

No Brasil, os resultados indicam que os indivíduos que se exercitam regularmente, praticando pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, têm uma pontuação média de bem-estar mental de 64/100. Em contraste, aqueles que são inativos, com menos de 30 minutos de exercício semanal, têm uma pontuação média mais baixa, de apenas 45/100.

Apesar de uma pontuação média de bem-estar mental no Brasil de 62/100, 3 pontos abaixo da média global, o país registra níveis ligeiramente acima da média global de atividade física, com 59% da população se exercitando regularmente.

O estudo também destacou a importância de manter a atividade física durante a adolescência, pois aqueles que permaneceram ativos durante esses anos relataram níveis mais altos de atividade e bem-estar mental na idade adulta. Os resultados apontam que abandonar o exercício durante os anos críticos de 15 a 17 anos pode impactar significativamente a saúde mental futura.

Preocupantemente, o estudo revelou uma tendência preocupante de redução da atividade física entre as gerações mais jovens, com uma lacuna geracional evidente. No Brasil, apenas 16% da Geração Z afirmou ser ativa diariamente, em comparação com 33% dos Baby Boomers.

O professor Brendon Stubbs, líder em pesquisa de exercício e saúde mental do King’s College London, expressou preocupação com o declínio nos níveis de atividade entre os mais jovens, ressaltando sua associação com um menor bem-estar na idade adulta.

Constanza Novillo, Diretora de Marketing da ASICS América Latina, enfatizou o compromisso da empresa em promover o bem-estar mental através da atividade física, refletindo o lema da ASICS: “Mente Sã em um Corpo São”. Novillo destacou a importância de incentivar os jovens a permanecerem ativos para garantir um bem-estar positivo ao longo da vida.

Fique de olhos nas novidades

Assine nossa newsletter

Saiba os principais lançamentos e noticia do mundo das corridas!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Go! Running Copyright © 2024.Rua Paracuê, 387 – Perdizes – São Paulo – SP | Tel (11) 3868-0300 | redacao@gorunning.com.br