Marca vai a campo para entender por que as mulheres se exercitam com menos frequência do que os homens, mesmo com os benefícios mentais e físicos comprovados pela ciência
A ASICS está convidando todas as mulheres com mais de 18 anos a participar de um levantamento global inédito para entender quais são os fatores que fazem com que as mulheres se exercitem menos do que os homens e, consequentemente, percam muito dos benefícios mentais que os exercícios regulares proporcionam. A pesquisa global chamada “Move Every Mind” (Mova cada mente) irá trazer insights que ajudarão a marca a desenvolver soluções práticas e efetivas para diminuir a lacuna da prática de exercícios entre gêneros.
“Estamos chamando todas as mulheres do mundo para nos ajudarem nessa missão de movimentar a mente e o corpo. Queremos ouvi-las e entender suas dificuldades, o que as impede de praticar alguma atividade física para que possamos endereçar ações de incentivo”, conta Constanza Novillo, Diretora de Marketing da ASICS América Latina.
Globalmente, as mulheres têm se exercitado menos que os homens, afirma o estudo “State of Mind Index” realizado pela ASICS no ano passado. Justamente por isso, Constanza Novillo reforça que “quanto mais mulheres puderem participar da pesquisa, mais insights poderemos ter para poder desenhar produtos, serviços e/ou experiências que possam combater a atual desigualdade de gênero na prática regular de exercícios físicos. Este esforço mostra de forma prática a missão da marca de querer garantir que todos possam sentir os benefícios positivos que o movimento do corpo proporciona na saúde mental”, explica a executiva.
Pesquisa online fica disponível até agosto de 2023
Para responder à pesquisa, basta acessá-la pelo link. Ela está aberta até o fim de agosto de 2023. Essa é a primeira parte do estudo que tem como objetivo entender melhor as barreiras sociais e ambientais que impedem as mulheres de se exercitarem e o que precisa ser feito para ajudá-las. Dessa maneira, as perguntas estão relacionadas a essas questões.
Os dados coletados irão contribuir para que a empresa possa criar oportunidades reais e que reduzam a diferença entre os gêneros na prática de exercícios, promovendo um ambiente no qual as mulheres se sintam mais livres e seguras para se exercitarem.
Como é o estudo
O Move Every Mind é um estudo global da ASICS feito em duas fases. A primeira, é esta pesquisa online quantitativa aberta a todas as mulheres acima de 18 anos que queiram participar. A segunda parte, é qualitativa com grupos focais selecionados.
O estudo está sendo liderado globalmente pela Dra. Dee Dlugonski, professora assistente da Universidade de Kentucky, e apoiado pelo professor Brendon Stubbs, ambos são os principais pesquisadores do movimento e da mente.
Aqui no Brasil, a pesquisadora Bianca Ramallo faz parte do comitê diretor global (Steering Comittee) representando a América Latina e tem a responsabilidade de co-liderar o grupo focal regional na segunda fase do estudo, coletando dados, divulgando a pesquisa quantitativa e reportando os resultados ao comitê acadêmico global.
Formada em Educação Física, com Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva, Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e com Pós-doutorado em Atividade Física e Disfunções Orgânicas, Bianca Ramallo diz que “pesquisar sobre mulheres e exercício é de extrema importância. Nos permite entender as particularidades do corpo feminino e desenvolver abordagens adequadas para atendê-las. Esse olhar diferenciado para as mulheres visa igualdade de oportunidades para a promoção da saúde física e mental; permitindo uma vida mais longa e de melhor qualidade”.
As jornalistas e atletas amadoras Natália Leão e Nathalia Fuzaro também foram selecionadas a participarem do estudo como embaixadoras, divulgando o questionário e seus resultados, bem como participando do grupo focal na fase qualitativa. Elas fundaram o Inspira e Transpira, uma comunidade e um canal de conteúdo para informar, unir e incentivar mulheres a praticarem atividades físicas, que hoje é referência em empoderamento feminino por meio do esporte.
“Como jornalistas, sabemos da importância de pesquisas e dados concretos para estudar padrões de comportamento da sociedade. Com os resultados do Move Every Mind, podemos impactar de forma positiva no futuro de meninas e mulheres, propondo ideias e soluções para que elas consigam incorporar a prática esportiva na rotina e terem mais qualidade de vida, autoestima, confiança e, assim, serem mais felizes”, completam as jornalistas.
A pesquisa completa será finalizada entre setembro e outubro deste ano e os resultados encontrados serão divulgados na sequência.