Atleta com diabetes se desafia a correr 100 kms na esteira

  • As doações serão transformadas em insumos para pacientes com diabetes
  • Desafio Movimento 100Diabetes será em 04/06
Imagem ilustrativa

Para celebrar o centenário da primeira dose bem-sucedida de insulina, o futuro médico Alberto Elias Ribeiro David, de 25 anos, decidiu – ele próprio – se desafiar ou melhor…pode-se dizer que ele demonstrará, correndo 100 Kms na esteira, como a insulina, a atividade física e uma alimentação saudável são capazes de proporcionar uma vida repleta de saúde e realizações.

Aliás, realização parece ser a palavra preferida do dicionário de Alberto, que entrou recentemente na lista Forbes Under 30 pela criação do Movimento #2EM2. Em sete meses, a iniciativa realizou gratuitamente quase 27 mil testes de Covid-19.

Alberto recebeu o diagnóstico de diabetes aos 5 anos de idade. “Meus pais, médicos, sem ter certeza do porquê uma criança de 5 anos fazia xixi na cama, resolveram fazer uma bateria de exames que concluíram que eu tinha diabetes”, conta o atleta do Instituto Correndo pelo Diabetes – CPD – organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a saúde integral e qualidade de vida das pessoas com diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), por meio do exercício físico, inclusão e garantia de direitos.

Movimento 100Diabetes – O desafio beneficente será no dia 04 de junho, na Care Club unidade Ibirapuera. “Acredito que nada motivará mais uma pessoa com diabetes a realizar os 150 minutos de atividade física semanal do que outra pessoa com a mesma condição correndo 100kms de uma vez, e na esteira. Mais do que isso, acredito que nada motivará mais a população em geral, com diabetes ou não, a realizar atividade física”, comenta Alberto.

Com o Desafio, Alberto David visa arrecadar R$100 mil para doar ao Instituto Correndo pelo Diabetes e ao Ambulatório de Diabetes da UNIFESP. “É a luta contra o sedentarismo para mudar a saúde por meio da atividade física”.

É a primeira vez que o estudante de Medicina tentará atingir a marca de 100 kms em um único dia. Anteriormente, ele bateu a marca de 42,2 kms na esteira. Para aguentar firme no Movimento 100Diabetes, ele conta que existem alguns pilares para a preparação.

“Tenho seguido uma rotina alimentar extremamente calculada; com acompanhamento médico diário e uma equipe de preparadores físicos e fisioterapeutas. Existe uma equipe multidisciplinar lutando por este sonho. Além disto, tem toda a parte mental do desafio: serão horas na esteira, correndo. Mas acredito que este não será um problema, afinal, estou correndo por um propósito que acredito, estou correndo por um sonho: mudar a saúde das pessoas com diabetes no Brasil – e quem sabe um dia, no mundo”, conta o atleta do CPD.

O futuro médico, que se forma em junho de 2022, avisa que não está trabalhando com um limite pré-estabelecido para cumprir os 100Kms e que a única meta é ajudar as pessoas com diabetes. O Movimento 100Diabetes conta com os seguintes apoiadores: Fila, Z2food, Studio JA Design, Care Club e Naked Nuts.

Para participar do Movimento 100Diabetes fazendo uma doação, acesse o link:

www.movimento100diabetes.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.