Fisioterapia preventiva: Avaliação feita, e agora?

POR ANDRÉ NOGUEIRA FERRAZ – Estive pensando que nestes anos em que acompanho alguns corredores, poucas ou pouquíssimas vezes observei na prática o trabalho preventivo sendo feito de acordo com o que foi avaliado previamente.

Pois bem, quando digo isso, vejamos, não é uma crítica, mas sim um alerta!

Se olharmos bem, a corrida é um esporte funcional, que trabalha (e muito) com sobrecarga que vai desde os pés até pelo menos a coluna lombar. Se o esporte é funcional, penso que exercícios específicos deveriam ser inclusos na rotina diária de preparação.

Vou dar um exemplo para exemplificar minha linha de raciocínio. Ir para academia e trabalhar somente exercícios em “máquinas” pode e com certeza irá deixar o atleta mais forte. Porém, apesar da força, o trabalho não foi completo, afinal, quando trabalhamos com essas “máquinas” de musculação, deixamos de lado um detalhe fundamental que é o CONTROLE DO MOVIMENTO.

Como assim controle do movimento André?

Quando falamos em controle motor (do movimento), falamos na capacidade do indivíduo de se manter em equilíbrio, com os movimentos “alinhados”, ou seja, sem que por exemplo ocorram movimentos de queda da pelve, joelho rodando internamente e pronação dos pés durante o contato do membro com o solo.

E como posso trabalhar de forma mais eficaz?

Os pacientes que chegam até a Club Fisio, além de serem tratados, saem daqui doutrinados a usar um recurso simples, barato e completamente eficaz. As Minibands. As faixas elásticas além de serem de um custo benefício baixo, temos a facilidade de levar para os treinos e provas por serem muito pequenas e leves.

Exercícios como o agachamento, afundo e avanço, são típicos exercícios que podemos utilizar as Minibands e nos trazem grandes resultados quando falamos em PREVENÇÃO.

Vamos Fazer Diferente?

Até Semana que Vem!

André Ferraz

Fisioterapeuta Formado Pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho

Idealizador da Rede Club Fisio de Fisioterapia.

Com Mais de 10 anos de experiência na área esportiva, tem como visão a Fisioterapia Preventiva para Proporcionar Maior Efetividade nos Treinos e Competições.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.