Benefícios da Coenzima Q10

A Coenzima Q10 é uma molécula que existe no nosso organismo fundamental no metabolismo energético e na proteção antioxidante das células. É necessária principalmente nas células de alto desempenho, como células musculares, em especial do coração e músculo esquelético.
Níveis reduzidos de Q10 estão associados a fadiga, falta de força muscular e envelhecimento precoce.

Como funciona a COENZIMA?
A coenzima Q10 é um antioxidante presente na mitocôndria e responsável pela transferência de elétrons dos complexos I e II para o citocromo c. Ela participa do processo de energia das células favorecendo principalmente células de músculos de alto desempenho, especialmente o coração. Evitando, assim, que estes músculos fadiguem e causem parada ou mal funcionamento.

Infarto é a 2ª causa de morte mais comum no Brasil. E entre as 10 causas mais ocorrentes, três estão relacionadas ao coração.

A Coenzima também ajuda nos sistemas circulatórios e contra o envelhecimento.

Idosos produzem menos Q10, fazendo com que fadiga muscular possa ser ocasionada por falta da coenzima.

Esportistas necessitam de músculos em alto desempenho. A Coenzima Q10 é, portanto, é essencial para este público antes da prática de esporte. A dose eficaz recomendada é de 100mg ao dia.

CAMILA GOMES é Graduada em Nutrição pela Universidade Paulista, Especialista em Bioquímica e Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela UNICAMP – Laboratório de Bioquímica do Exercício – LABEX. Responsável pela Regulação no Brasil  de Suplementos alimentícios, vitaminas e minerais importados  pela  OMNILIFE BRASIL e atua como nutricionista na área Clínica Desportiva, além de ser corredora amadora.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.