Nos próximos meses, a capital argentina receberá grandes provas esportivas de diferentes modalidades, como corrida, ciclismo e triatlo. O objetivo é criar ainda mais atrações para os turistas brasileiros, líderes de visitas entre os estrangeiros.
Entre os grandes destaques estão a meia maratona (21 km) e a maratona (42 km) de Buenos Aires, programadas para 25 de agosto e 22 de setembro, respectivamente, provas que atraem muitos corredores brasileiros: no ano passado, 1684 brasileiros participaram da maratona e 1.494 da meia maratona. No caso dos 42km, que teve participantes de 40 nacionalidades, os brasileiros representaram 55% dos estrangeiros.
Tanto os 21km quanto os 42km percorrem as ruas planas locais e passam por diversos pontos turísticos, como o Obelisco, a Casa Rosada, o bairro de San Telmo e os estádios do Boca Juniors e do River Plate. Os trajetos começam na badalada região de Palermo – que concentra alguns dos bares e restaurantes mais famosos0 – e depois seguem para as icônicas avenidas de Mayo, 9 de Julio e del Libertador.
Outra atração esportiva é a segunda edição do Gran Fondo de Argentina, marcada para 13 de outubro. Trata-se de uma prova de ciclismo realizada nas rodovias e vias principais da cidade, que são fechadas especialmente para o evento. Além de poder escolher entre dois trajetos diferentes (120 km ou 55 km), os participantes desfrutam de fatores semelhantes aos dos grandes campeonatos da modalidade, como largada por categorias, chips para registrar tempos parciais, estações de abastecimento com água e alimentos, atendimento médico e assistência mecânica.
Já em 3 de novembro, Buenos Aires será palco do IRONMAN 70.3. Os triatletas são desafiados a nadar por um circuito de 1.900 metros no Lago de Regatas, em Palermo. Depois pedalam por 90 quilômetros, passando por Puerto Madero, Paseo del Bajo e Avenida Cantilo. Para finalizar, precisam correr 21 quilômetros pelos bosques de Palermo.
Para o Visit Buenos Aires, agência pública-privada encarregada de promover o turismo da cidade internacionalmente, as competições funcionam como atrativos “extras” aos viajantes brasileiros. “O Brasil é o mercado número um quando o assunto é a chegada de turistas internacionais a Buenos Aires. A expectativa é de que muitas pessoas venham à capital da Argentina não apenas para aproveitar a boa gastronomia ou as atrações históricas e culturais, mas também para participar e assistir aos eventos esportivos”, diz Karina Perticone, Diretora Executiva do Visit Buenos Aires.