POR CAMILA GOMES – Entre todas as substâncias tidas como estimulantes, com toda a certeza é a cafeína a mais usada. Conclui-se que ela é a droga mais utilizada no mundo.
A cafeína é um estimulante utilizado para fornecer aporte concentrado de energia e um de seus objetivos é combater a fadiga estimulando o sistema nervoso central.
Seu efeito lipolítico – emagrecedor – está associado à liberação do hormônio catabólico adrenalina.
Em alguns estudos, a cafeína se mostrou capaz de modificar a percepção da dor durante a realização de exercícios. O motivo encontrado para explicar isso é o aumento da concentração de beta endorfinas. Estas, têm a capacidade de aumentar a analgesia e diminuir a sensação de dor. Isso faz com que exercícios mais intensos e extenuantes possam ser feitos por mais tempo. Os efeitos ergo gênicos da cafeína vêm sendo demonstrados, sempre apontando aumento da potência muscular e aumentando o tempo da atividade até a exaustão.
A cafeína é um dos principais componentes dos termogênico, que prometem dar mais pique na hora de treinar, além de acelerar a queima tão indesejada gordura.
Alguns dos benefícios da cafeína estão listados abaixo:
- Efeito estimulante que aprimora o foco, a concentração e os níveis de energia, estimulando o funcionamento cardiovascular;
- Melhora da performance;
- Aumento da força e da energia disponível;
- inibe o apetite;
- Atua na mobilização do cálcio muscular, promovendo a duração da contração muscular, o que favorece o desempenho em exercícios de alta intensidade e de curta duração.
- Termogênico, pois ajuda a acelerar o metabolismo e utilizada como pré-treino auxilia o corpo a usar os ácidos graxos (gordura) como combustível para o organismo. Sendo assim, os depósitos de gordura são queimados para obter a energia necessária e o glicogênio muscular é preservado.
Está mais que comprovado que a cafeína é um ótimo auxilio ergo gênico no esporte e tem inúmeros benefícios para quem busca melhora da performance.
(*) CAMILA GOMES é Graduada em Nutrição pela Universidade Paulista, Especialista em Bioquímica e Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela UNICAMP – Laboratório de Bioquímica do Exercício – LABEX. É nutricionista P&D da New Millen Suplementos e atua na área Clínica Desportiva, além de ser corredora amadora.