Cãibra: causas e como evitar

POR ADRIANE LAFEMINA – A cãibra é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, running-in-the-rainnormalmente muito dolorosa, que pode durar de poucos segundos até vários minutos. Com causas que vão desde o uso exagerado da musculatura, desidratação, baixa temperatura, má circulação, diabetes a falta de sais minerais, essa reação repentina e dolorosa é uma velha conhecida de atletas e praticantes de atividades físicas, que lutam para evitar este desconforto.

Para isso, é importante que o corredor dê a devida atenção ao alongamento diariamente e não passe dos limites na hora dos treinos, pois a atividade feita de maneira excessiva, sem tempo adequado para a recuperação muscular, leva à fadiga e aumenta a ocorrência das temidas cãibras. A hidratação e uma alimentação balanceada também são fatores importantes para evitá-las.

O alongamento é tão importante que, junto à massagem, é a maneira indicada para aliviar a dor, pois ajuda a relaxar a musculatura e melhora a irrigação sanguínea. Na alimentação, o indicado é a ingestão de alimentos ricos em vitamina A, B, C, cálcio, magnésio e potássio que atuam na contração muscular, tais como abacaxi, banana, goiaba, laranja, entre outras frutas.

Adriane Lafemina – Graduada em Educação Física pela Unimonte (Santos/SP), em 1999; pós-graduada em Educação Física Escolar e Atividade Física Adaptada. Tem especialização em Pilates pela Arte do Movimento; Bolas e rolos pela De Markondes; Pilates Infantil pela Studio Besser e Pilates na Gestação e Sequências Avançadas pela Voll Pilates. É instrutora de Yoga, Pilates, Alongamento e Hidroginástica. Também atua como Terapeuta Auricular. Sócia-Proprietária da PERSONAL WORK – Assessoria em Welness & Fitness.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.