Campeã do Circuito Mundial de Marcha Atlética disputa competição na China

Érica de Sena, da B3 Atletismo, participa de seu último compromisso da temporada de 2017. Campeã do Circuito Mundial de Marcha Atlética da IAAF, 4ª colocada no Mundial de Londres e recordista sul-americana da prova de 20 km, a pernambucana de 32 anos está confirmada na disputa do Around Taihu International Race Walking, que será realizado entre domingo e quarta-feira (24 a 27/9/2017) em Suzhou, na China.

A competição chinesa tem um formato diferente – é destinada a divulgar a modalidade, que já é popular no país – com provas individuais e por equipes. Érica estará em ambas: no domingo, compete os 20 km. A disputa por equipes, na sequência, tem provas de 10 km, 10,5 km e mais 10 km.

“São quatro dias seguidos. Vou competir no individual e também por equipes, que terá mais duas atletas, a colombiana Sandra Lorena Arenas (5ª colocada no Mundial de Londres) e a peruana Kimberly García (7ª colocada). Vai ser uma equipe muito forte. Meu objetivo é vencer por equipe e, no individual, quero ficar entre as três melhores. Vai ser uma competição dura, com atletas chinesas como a Shijie Qieyang, medalhista olímpica em Londres/2012. Vamos ver no que vai dar.”

A disputa na China encerra uma excelente temporada para Érica. Em agosto, a brasileira conquistou a 4ª colocação no Mundial de Londres com recorde sul-americano (1h26min59) e foi declarada campeã do Circuito Mundial da IAAF, conquista inédita para o atletismo brasileiro, resultado de um bom desempenho durante o ano – Érica venceu as etapas de Monterrey (México) e de La Coruña (Espanha), além de ter sido vice-campeã em Ciudad Juárez (México).

Um dos principais nomes da marcha atlética no país, Érica conheceu a marcha atlética na escola, após ter passado por todas as modalidades e não ter se adaptado a nenhuma. Em sua primeira competição como marchadora, foi a última colocada. Pensou em desistir, mas, graças à insistência da professora Elizabeth, que acreditava em seu talento, persistiu nos treinos e começou a se destacar. De volta à B3 Atletismo nesta temporada, Érica vive na cidade de Cuenca, no Equador, desde 2011 – é casada com Andrés Chocho, também marchador (ele é recordista sul-americano dos 50 km) e seu técnico.

A B3 Atletismo, comprometida com o desenvolvimento do Brasil pelo esporte, tem parceria com CAIXA, Prefeitura de São Caetano e Nike. Mais informações: www.B3.com.br/atletismo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.