Ele está de volta. Na manhã ensolarada deste domingo (14), Brasília se tornou a sede da abertura do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024, o mais tradicional do País. A festa do esporte da Capital Federal teve recordista mundial da maratona completando 5km, campeões da elite mostrando a força dos atletas profissionais e mais de 2 mil amadores felizes com a oportunidade de participar do retorno da série de provas que promove esporte e saúde em etapas por todo o Brasil.
“Estou feliz e muito satisfeito com a volta do Circuito CAIXA. Participar dessa festa, sentir a energia da galera, é gratificante. Ainda mais por ser em Brasília, cidade que me acolheu em 2012, por meio do Instituto Joaquim Cruz, e onde sigo trabalhando com o esporte, agora como professor”, disse Ronaldo da Costa, recordista mundial da maratona, campeão da São Silvestre e padrinho da primeira etapa do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series.
Conhecido tanto pelos feitos no esporte como pela simpatia e alto astral, Ronaldo da Costa participou da etapa de Brasília desde a entrega dos kits até a linha de chegada. Inclusive, correu os 5km, com direito a uma chegada marcante, fazendo o movimento de “estrela”. “É mesmo uma alegria a mais neste ano, no qual devo ir para a Alemanha, participar das comemorações dos 50 anos da Maratona de Berlin. Também quero estar na São Silvestre, pois, neste ano, chegamos a 30 anos de minha vitória nas ruas de São Paulo”, comenta o ex-atleta, que bateu o recorde mundial da maratona justamente na capital alemã em 1998, com o tempo de 2h06min05.
Ronaldinho, como é conhecido, disse ainda, ao final da prova, que ao correr e fazer o que gosta, se sente cada dia mais jovem. Antonio Araújo da Silva, de 77 anos, concorda. Um dos atletas mais velhos a largar e completar a prova de abertura do Circuito Caixa, ele não tirava o sorriso do rosto. “Corro desde os 15 anos. Sempre fui corredor de rua e estou muito feliz com a possibilidade de participar do retorno desse circuito tão tradicional”, comentou ele que, mesmo aposentado, segue atuando no setor de energia elétrica, no qual trabalha há 56 anos.
Elite festeja o retorno do Circuito – Entre os atletas profissionais, a vitória na abertura do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024 ficou com Pablo Fagundes da Costa e Aline Prudêncio de Freitas. Os campeões das categorias masculina e feminina completaram os 10km em 31min33 e 36min37, respectivamente.
“Quero agradecer a Deus pela oportunidade de participar do retorno do Circuito CAIXA, um evento muito bom e a organização está de parabéns. Acompanhei os adversários até o quilômetro seis, quando comecei a imprimir meu ritmo de competição. Abri cerca de 50 metros de vantagem sustentei até o final”, afirmou Pablo que relembrou ter atingido a vice-liderança no ranking nacional de corrida de rua, em 2016, com as participações no Circuito CAIXA. “Esse é um evento muito importante, tanto para os amadores, como para os profissionais”, completou, acrescentando que deve correr em Campo Grande, Goiânia e Palmas.
Aline também tem uma relação especial com o Circuito Caixa. “Fiz minha estreia como atleta de elite em 2017, na etapa de Fortaleza do Circuito Caixa. E fiz questão de participar da volta do circuito. Gostei bastante do percurso aqui em Brasília, muito bem balizado. Fiz uma boa prova, consegui abrir a partir dos quilômetro 5 e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Agora, pretendo correr todas as etapas que forem realizadas no nordeste em 2024”, comentou a campeã, natural da capital cearense e que há um mês cravou 35min como o melhor tempo da carreira para os 10km.
Vice-presidente de Pessoas da CAIXA, Francisco Egídio Pelúcio Martins não cruzou a linha de chegada em primeiro lugar nos 5km, mas a sensação era de vitória. “A volta do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series é de extrema importância, porque movimenta milhares de pessoas para uma vida mais saudável. A CAIXA quer fazer parte da vida da população em todos os aspectos. E não somente no financiamento da casa própria, infraestrutura de crédito, enfim, da vida financeira e programas sociais, mas também na promoção da saúde física e mental. E a corrida tem o poder de proporcionar esses benefícios”, disse ele, que completou.”Pessoalmente, tive uma ótima experiência correndo em Brasília. Encontrei gente muito bacana, vi a felicidade expressa nos seus rostos, e ainda melhorei meu tempo nos 5km”.
CIRCUITO DE CORRIDAS CAIXA/BRAZIL RUN SERIES – ETAPA BRASÍLIA
Público total: 2.020 corredores.
Resultados Elite –
10km – Masculino
1- Pablo Fagundes da Costa – 31min33
2 – Gustavo Barros de Souza -31min49
3 – André Ramos de Souza – 33min08
Feminino1 – Aline Prudêncio de Freitas – 36min37
2 – Regiane Braga de Souza – 36min57
3 – Carmem Silva Reges Pereira – 37min23
5km – Masculino1- Leonardo Alencar Nunes – 16min57
2- Breno Henrique Nunes da Silva – 18min09
3- Bruno de Castro e silva – 18min19
Feminino
1- Rainara da Silva Brito – 19min25
2- Glaucia Dias Maciel – 21min13
3- Maria Eduardo Ferreira de Santos – 22min42