Coach da Spartan Race dá dicas para a prova

A corrida de obstáculos Spartan Race, considerada a maior prova de obstáculos do mundo, acontece no Brasil no próximo dia 4 de novembro, com primeira largada às 7h, na fazenda Lolli, em Pirapora do Bom Jesus, a 40 minutos de São Paulo. Serão três modalidades da prova: a Sprint ( +5km), Super (+13km) e a Beast ( + 19km).

A Sprint é o percurso mais curto com 20 obstáculos, entre eles, lama, fogo, muros e arame farpado. Já na Super, são mais de 25 obstáculos em um terreno ainda mais desafiador. Na Beast, aumenta a distância e o número sobe para 30 obstáculos. Para os corajosos, há ainda a oportunidade de se inscrever nas três modalidades, completando a Trifecta.

Leonardo Marchioli é Coach oficial da prova e treina atletas especialmente para superar todos esses desafios da Spartan Race. Ele dá dicas de como treinar para a competição. Confira:

Go Running – A Spartan Race é uma prova desafiadora. Como deve ser o treinamento para quem vai participar?

Leonardo Marchioli – A união do treino de força (crossfit, musculação, treinamento funcional, calistenia) e corrida, devem fazer parte do seu programa de treinamento para participar da Spartan Race Brasil, pois você deve ter força para enfrentar os obstáculos e resistência para correr o percurso. Porém, participar da bateria OPEN não obriga um treinamento tão intenso, já que existe a possibilidade de ajudar uns aos outros a passar os obstáculos; então para essa bateria o importante é ir para se divertir e se desafiar.

Go Running – Quantas vezes por semana deve ser o treino?

Leonardo Marchioli – Uma pessoa que treina 3 vezes por semana, podendo treinar força e corrida no mesmo dia, já é uma quantidade ótima para participar da prova, ou então treinar força 2 vezes durante a semana e a corrida ao final de semana. Para os atletas de ponta já se pede uma quantidade maior de tempo de treino, como, por exemplo, 6 dias na semana, sendo o treino de força de 2 a 3 vezes na semana e a corrida de 3 a 4 vezes na semana, sempre específico para a corrida. A Spartan Race Sprint são de 5 a 6 km de distância com pelo menos 20 obstáculos, os atletas devem estar preparados para enfrentar a corrida e obstáculos.

Go Running – Quais são os tipos de exercícios que devem ser treinados?

Leonardo Marchioli – Os melhores exercícios para se treinar força são aqueles que utilizam mais de um músculo em sua execução e exercícios livres como, por exemplo: agachamentos, levantamento terra, levantamentos olímpicos, kettlebell e uma grande parte de exercícios com o próprio peso do corpo, como flexão de braço, barra fixa e o mais famoso entre eles, O BURPEE.

Go Running – Qual é o perfil do público que participa da prova?

Leonardo Marchioli – Público variado, desde corredores de montanha, corredores de rua, galera do Crossfit, do treinamento funcional, da musculação, das artes marciais e até mesmo a turma do escritório (pode parecer brincadeira, mas muitos que nunca treinam, vão para essas provas por incentivos de colegas de trabalho, após isso se encontram nesse mundo de superação).

Go Running – Que dicas você dá para quem vai participar pela primeira vez?

Leonardo Marchioli – Participe das nossas redes sociais. Toda quinta-feira, às 21:30, até o dia da prova, a Spartan Race promove LIVE para tirar dúvidas e motivar quem vai pela primeira vez. Tente organizar com amigos para irem na mesma bateria, porém mesmo que vá sozinho, lá no local muitos atletas e outros participantes irão te ajudar no percurso, após passar a zona de largada, nenhum espartano é deixado para trás, esse é nosso lema. Perca o medo e vá para se divertir acima de tudo.

Go Running – Qual o tempo ideal para se preparar para uma prova como esta?

Leonardo Marchioli – Se você quer ter pelo menos 80% de êxito em todos os obstáculos, ou se é atleta de ponta, deve treinar em um programa de pelo menos 3 meses. Porém, quem for na bateria OPEN, em 30 dias  já consegue terminar a prova com um sorriso no rosto.

 Go Running – Gostaria de acrescentar algo?

Leonardo Marchioli – Muitos têm receio de participar por ver os vídeos de obstáculos e achar que não são capazes, mas como essa é uma prova totalmente COLABORATIVA, quando você está no meio do percurso irá se impressionar que muitos dos obstáculos não são tão difíceis assim. Portanto, o que eu falo é VOCÊ PODE participar da Spartan Race e se divertir muito, basta encarar a prova pela primeira vez que você ficará apaixonado.

 

SERVIÇO: SPARTAN RACE

Data: 04 de novembro ( domingo)
Endereço: Estrada Municipal, 8780 (acesso pelo km 48 da rodovia Castello Branco ou pela estrada dos Romeiros)
Elite Masculino – Largada: 7h
Elite Feminino – 7h15

(Faixa Etária – M/F): 14 a 29 anos – 8h
(Faixa Etária – M/F): 30 anos + – 8h15

Open (Bloco 1) – 8h30 às 10:30
Open (Bloco 2) – 10h45 às 12:00

Obs.: A categoria Open terá largadas com 250 atletas a cada 30 minutos por ordem de chegada.

Inscrições: https://bit.ly/2Pu9r9i

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.