POR ANDRÉ FERRAZ – Olá leitor, tudo bem? Já pensou em como o corpo humano é incrível? Por quantas vezes pensamos como ser capazes de alcançar alguns objetivos que antes eram improváveis?
Pois bem, aquela história de o corpo alcança o que a mente acredita faz total sentido quando falamos de uma ultramaratona. Em julho, na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, acontece uma das mais tradicionais provas de ultramaratona do Brasil, a UAI (Ultramaratona dos Anjos Internacional).
Serão 235km, com quase 6000 metros de desnível positivo, passando por cidades que circundam a Serra da Mantiqueira.
As próximas 12 semanas, te convido para me acompanhar, semanalmente nessa preparação, que consiste em um programa intenso divididos da seguinte forma:
- 5x corrida na semana, aumentando gradativamente o volume semana a semana. Nos treinos de corrida, terei grandes desafios de associar treinos de muita intensidade com autos volumes, bem como treinos em terrenos como muita elevação para simular o local da prova.
- 3x na semana treinos de preparação física para fortalecer bem o corpo como um todo, afinal, serão horas para conquistar meu objetivo nessa prova.
- Treino com suplementação que irei utilizar na prova. Hoje tenho um programa nutricional que meu querido amigo e nutricionista Humberto Nicastro vem adaptando para chegarmos na prova muito bem.
- Trabalho mental: sei que o grande desafio nas provas de ultramaratona é o poder de se concentrar e focar somente em seguir por tantas horas. Focar em superar a privação de sono, o cansaço e a dores serão os grandes desafios para a minha mente.
A jornada é longa, mas dia após dia me sinto mais forte!
Sob o comando dos meus treinadores Raphael Bonatto e Wesley Rossa da GO ON Outdoor, tenho uma grande meta, entregar essa prova abaixo de 36 horas e conquistar o índice para uma das provas mais importantes do mundo, a Spartatlhon na Grécia em 2026.
A estratégia será construída ao longo das próximas semanas, mas para quem tiver curiosidade de conhecer mais e me acompanhar na preparação, me segue lá no Instagram @andrenferraz vou registrar essa preparação dia a dia.
Vamos juntos nessa jornada?