Condromaláecea patelar, posso correr?

POR ANDRÉ NOGUEIRA FERRAZ – Olá Corredores, como estão? Essa semana decidi escrever sobre um dos temas mais polêmicos para nós apaixonados pela corrida, a temida condromalácea patelar.

O que seria essa lesão que tira o sono de todos?

Conhecida também como condropatia patelar, a condromalácea faz parte das lesões que tem como principal sintoma a dor anterior no joelho ou dor femoropatelar. Tem como característica o “amolecimento” da cartilagem que reveste a patela durante o seu contato com o fêmur. Essa alteração pode causar dor durante a realização de algumas tarefas no dia a dia como:

– Subir e Descer Escadas

– Atividades como a Corrida

– Ficar muito tempo sentado com o joelho flexionado

Para vocês terem uma ideia, pode ser responsável por até 40% dos problemas de joelhos tratados em centros especializados. Um número alto quando comparado a de outras lesões.

Um fator de muito destaque é de que mulheres pela anatomia da pelve e quadril tem 3x mais chances de desenvolver esse problema comparado aos homens.

Como Prevenir?

Hoje sabemos que existem alguns fatores fundamentais quando falamos em prevenção para o aparecimento da Dor Anterior no Joelho. O Fortalecimento de alguns músculos chaves são o segredo do sucesso. Quais seriam eles?

– Músculos do Quadril

– Músculos do Tornozelo e Pé

Sim, os músculos dessas duas regiões são fundamentais para a manutenção do equilíbrio e estabilização do nosso joelho.

Na Club Fisio, desenvolvemos um protocolo simples para a ativação desses músculos que realmente podem mudar o futuro da sua dor no joelho.

Então, Posso Correr?

Claro que pode, essa lesão apesar de chata por gerar dor e desconforto não tem contraindicação para esportes como a corrida. O que devemos fazer é sempre manter nossos músculos forte e ativos para diminuir a sobrecarga e manter o bom funcionamento de nossas articulações.

Lembrem, se vocês gostam de correr, também gostem de fortalecer, nesse caso, um depende do outro para o sucesso da atividade.

Vamos Pensar Diferente?

Até Semana que Vem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.